Trilho de Liderança – Visão Celular – MDA

Vamos iniciar nossa Aventura!!!

mapa
POR UMA FORMAÇÃO ESPIRITUAL E MINISTERIAL RELEVANTE

Formação espiritual é um tópico cada vez mais suscitado por muitos pastores e líderes de igrejas e denominações.  É uma preocupação presente em todos os segmentos e vertentes evangélicas.

Hoje, não é mais suficiente apenas conhecer as doutrinas e os fatos. Na sociedade agitada dos dias atuais as pessoas estão em busca de algo mais profundo e mais significativo, que faça sentido em suas vidas tumultuadas.
Pesquisas eclesiásticas têm revelado que, embora em alguns grupos o conhecimento doutrinário seja elevado, ainda há várias “áreas de preocupação” quanto ao seu desempenho cristão, como por exemplo, baixo envolvimento em oração diária, pouca leitura e estudo da Bíblia, falta de testemunho cristão ativo junto à comunidade, falta de participação assídua nos cultos de adoração, e pouca disposição para assumir cargos de liderança junto à igreja local.

Essas deficiências podem ser diagnosticadas como falta de formação espiritual consistente. Formação esta que é o processo de fazer de cada cristão um discípulo maduro de Jesus Cristo. Em outras palavras, levar a pessoa a um íntimo e profundo relacionamento com Deus.
Formação espiritual não é uma idéia ou conceito novo. Contudo, historicamente a igreja tem substituído esta formação pela verdade intelectual e a aceitação de certos fatos e idéias sobre Deus. Mas tem faltado uma ênfase maior sobre a importância de experimentar a Deus diretamente. A diferença está entre conhecer sobre Deus e conhecer a Deus. Às vezes o que ensinamos às pessoas é conhecerem sobre Deus.

CONTINUE  LENDO E BAIXE OS PRINCIPAIS MATERIAIS PARA O INÍCIO DO MDA

CURSO DE FUNDAMENTOS

 (Desde que fiz esta postagem muitas coisas mudaram, por exemplo o Curso de Fundamentos aqui apresentado está baseado no primeiro projeto da EMP – Fortaleza). Hoje no universo da Igreja da Paz existem duas realidades que possuem a mesma essência. Em Fortaleza criou-se a SEMDA – Sistema de Ensino MDA. Segue a grade:

semda

Já em Santarém, Igreja Mãe, no quesito Escola Ministerial o Curso de Fundamentos tornou-se o CBL – Curso Básico de Liderança – Segue o projeto:

 

GRADE CURRICULAR DO CBL

ORDEM DISCIPLINAS TEMPO DE MINISTRAÇÃO
01 NOVA CRIATURA 02 MESES
02 EVANGELISMO PESSOAL 02 MESES
03 VISÃO DO MDA 03 MESES
04 FAMÍLIA CRISTÃ 03 MESES
05 AUTORIDADE ESPIRITUAL E SUBMISSÃO 01 MÊS
  1. O CBL é um curso básico para líderes. É aqui que se iniciam os primeiros passos de uma liderança madura e bem sucedida. Cremos que temos que selecionar os melhores professores.
  • O CBL é como se fosse a alfabetização no ensino secular, onde deve estar os melhores e mais comprometidos professores.
  • É importante que se tenha boas salas de aula, para que proporcione aos alunos um certo conforto.
  • Nada de improvisação por parte dos professores e nem tão pouco das acomodações.

Os demais níveis são conforme o SEMDA

É como se fosse uma Pré-Escola Ministerial. Nele, os membros da igreja são levados a um entendimento básico (porém profundo) das verdades fundamentais da fé cristã, da história e funcionamento de sua igreja local.
 

CURSO DE FUNDAMENTOS

 

Duração: um semestre

 

Carga Horária: 60 horas-aula todas juntas

 

 

DISCIPLINAS

 

PRÉ-REQUISITOS

 

PROGRESSÃO

 

Curso de Membresia; Classe da Nova Criatura; Ser e Fazer Discípulos; Família Cristã Ter feito ou estar fazendo o Acompanhamento Inicial;Estar sendo fielmente discipulado;Estar participando ativamente do Culto de Celebração e da Célula. Pequena cerimônia de conclusão de curso. Expedição e entrega de certificado alusivo a esta etapa.O Aluno estará apto ingressar no primeiro  Módulo da EMG.

Antes disso, a pessoa estará sendo acompanhada de perto através do ACOMPANHAMENTO INICIAL – este material não é tão explorado nas conferências – em minha opinião, muitos pastores chegam às conferências na expectativa de aprender uma formula mágica – sinto muito em decepcionar alguns afirmando isso. NÃO EXISTE FORMULA MÁGICA. Existe sim, dependência do Espírito Santo, compromisso, intimidade com Deus. Já vi muitos dizendo que a Igreja está na Visão do MDA, no entanto nunca leram o material, ficam apenas no “raso”, reproduzindo o GERAL e se esquecem do específico. As pessoas serão transformadas através do DISCIPULADO PROFUNDO, ORAÇÃO – PALAVRA DE DEUS – fora disso é conversa!

Como eu quero que “minha” (é de Jesus) igreja rompa no discipulado, sendo que eu nunca li ou me envolvi com o material de alguma maneira – nunca provei ou saboreei.

Assim não dá!

Então meus queridos resolvi disponibilizar este material que é a essência da Visão – o Início. É claro, e eu entendo, que primeiro conhecemos os aspectos gerais da Visão – e são apaixonantes, porém eu afirmo que, as conferências são as “pontas dos Icebergs”.

Vamos começar do começo, saindo do Geral e passando para o específico.

Acima coloquei “O MAPA” (DO TESOURO) que é a Visão Celular

“Grandes prédios possuem alicerces profundos”

Um bom alicerce garante uma boa edificação – DÁ TRABALHO…MUITO TRABALHO….

Tudo começa com o Acompanhamento Inicial que é divido em 2 partes. Na aplicação deste Acompanhamento temos:

MANUAL do discipulador

Este manual possuí ferramentas, orientações de como começarmos a consolidação e iniciar o discipulado:

Acompanhamento Inicial

Os Aspectos gerais e aplicação destes materiais na Visão vocês encontrarão inúmeras ministrações no site da PAZ, tanto no TADEL, quanto no Culto de Celebração

http://www.igrejadapaz.com.br

Um material que recomendo, e deve ser lido como muita atenção, é o TLC – muitos baixam as ministrações do Abe em MP3 e escutam somente elas – eu recomendo, escutá-las e ler o TLC. Há muitos detalhes importantes neste material.

TLC 

VISÃO DO MDA E O CORAÇÃO DA IGREJA LOCAL

PROJETO DE ENSINO ESCOLA MINISTERIAL GLORIA

GE Livro – este livro é um manual, um “roteiro” de como proceder no grupo evangelístico. O GE é um dos segredos da multiplicação. Depois dos encontros, pre estabelecidos, trabalhamos para que os participantes se entreguem a Jesus. Quando ha de 4 a 5 conversões pode-se consolidar o GE em Célula Familiar. A multiplicação de uma célula demanda mais tempo. o GE possibilita um crescimento mais rápido do que no processo da multiplicação da célula. NÃO DEVEMOS TER PRESSA EM MULTIPLICARMOS NOSSAS CÉLULAS. Devemos gastar muito tempo discipulando profundamente cada um. O Cuidado resultará em multiplicação!

Trilho de Liderança

Continua…

4-Trilho-de-Lideranca

5-Trilho-de-LiderancaFormulario_Consolidando o discípulo

Muito bom,  gostaria de agradecer a todos pelos acessos e feedback, vou deixar aqui alguns links do blog mesmo – estes assuntos falam da célula.

Perfil e modelos da Reunião das Células

Multiplicando as tarefas na célula

Cartões de Tarefas

Acesse também – http://lideresdecelulasloja.blogspot.com.br/

Deixem suas sugestões no comentário deste artigo.

Deus abençoe!