Mt 16:18b … e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…
Deus é o grande arquiteto da igreja e plano de Deus é edificar a Igreja;
Todo arquiteto quer que seu projeto se realize exatamente conforme foi projetado.
Quando construímos temos um projeto e seguimos este projeto, pois quando isto não é feito a casa construída pode ruir, pois a edificação não foi feita segundo as normas.
Mas quando edificamos com uma planta com fundamentos certos e corretos a edificação é forte e não ruirá por mais que bata o vento e os temporais.
E isso é o que o Senhor quer.
O nosso modelo de edificação deve ser é o modelo deixado por Jesus Cristo e pelos apóstolos, não somos firmados em qualquer norma modificada falsificada, mas em normas instituídas por Deus, praticada por Jesus, pelos profetas e pelos apóstolos.
Mas como se edifica a Igreja?
A primeira coisa que quero destacar sobre a edificação da igreja é o Amor.
O Amor
“Pois o propósito deste mandamento é o amor nascido de coração limpo, e de boa consciência, e de fé não fingida” (1Tm1:5).
“todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função” (Ef 4:16)
A Igreja se edifica em amor.
O que é edificar?
Edificar é construir.
Edificar significa unir pedra com pedra.
E disse o apóstolo Paulo: E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição.(Cl 3:14).
Qual é o vínculo perfeito que vos une? O amor! O amor é a argamassa
ATITUDES DE QUEM ESTÁ CHEIO DO AMOR ÁGAPE
Ágape é amor de Deus.
- pensa no bem do outro,
- se sacrifica para o bem do outro,
- se entrega,
- procura de todas as maneiras servir, abençoar.
- ensina o caminho da salvação. O amor ao próximo não diz respeito somente a ajudar ao próximo financeiramente ou muitas vezes moralmente.
O AMOR ÁGAPE É FRUTO DO ESPÍRITO SANTO EM NÓS
I João 3:16: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”.
Rm 5:5 E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
Conclusão:
O amor é obra de Deus em nós, não é obra nossa. É Cristo em nós. Necessitamos viver no Espírito pra que o Espírito flua em nós e este amor edifique a Igreja.