TRÊS ILUSTRAÇÕES DE CRESCIMENTO

I Coríntios 3.1 – “Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.”

O desenvolvimento do cristão é um processo e não um acontecimento.

Paulo queria cristãos saudáveis, fortes e capazes de tomar decisões. Ele nos dá três ilustrações de como Deus espera que cresçamos:

I- A IGREJA É UMA FAMÍLIA. Vs.1-4

A meta de toda família é alcançar a maturidade. Crianças crescem fisicamente naturalmente. Esta também deve ser a realidade espiritual.

Quais são as marcas da maturidade na vida do cristão?

O que ele come.

Vs.1-2 – “Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições,”

O que ele faz.

 V.3 – “porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos?”

O que ele diz.

V.4 – “Pois quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos?”

II- A IGREJA É UM CAMPO.

Vs. 5-9 – “Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.”

A meta em um capo é a fertilidade. Não importa quem plantou ou quem colheu, a questão é:

– As plantas estão crescendo? Estão produzindo frutos?

Lucas 3.9 – “O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo.”

III- A IGREJA É UMA CONSTRUÇÃO. Vs.9-23

A meta em uma construção é a qualidade. A qualidade de uma construção está no seu alicerce.

Uma boa estrutura inclui:

  • Uma boa fundação. Vs.9-11
  • Um bom material.Vs.12-19
  • Os motivos certos. Vs.18-23

II Pedro 3.18 – “Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. A Ele seja a Glória tanto agora como no dia eterno.”

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: