David Yongi Cho

O REV. PAUL YONGGI CHO DEIXA UM LEGADO GIGANTESCO NA IGREJA DESTE SÉCULO XXI

O reverendo – David Cho Yonggi – é um dos símbolos do crescimento do cristianismo na Coreia do Sul pós-guerra.

O reverendo David Cho Yong-gi, fundador da maior e mais popular igreja da Coreia do Sul, morreu nesta terça-feira (14) aos 85 anos. Ele estava hospitalizado desde junho de 2020 e faleceu em Seul após sofrer uma hemorragia cerebral.

Cho fundou a Yoido Full Gospel Church em 1958, que cresceu e se tornou uma das maiores igrejas do mundo, com mais de 480.000 participantes por semana, de acordo com a Leadership Network, uma organização internacional de líderes religiosos.

“Ele transmitiu o Evangelho de esperança ao povo coreano, que caiu em desespero após a Guerra da Coreia”, disse a igreja em comunicado. “Ele foi fundamental para o crescimento da igreja coreana, especialmente desenvolvendo a – Yoido Full Church – como a maior igreja Cristã (e em células) do mundo.”

Mais conhecido como David Yonggi Cho ou Paul Yonggi Cho no exterior, o falecido pastor iniciou sua igreja em Seul com cinco fiéis em 1958, quando a Coreia do Sul ainda lutava para se reconstruir das cinzas da Guerra da Coreia, que durou entre 1950 e 1953.

Sob sua liderança, a igreja alcançou um crescimento explosivo e se tornou um símbolo do rápido crescimento do cristianismo no país, que até então era profundamente confucionista (uma doutrina baseada em um sistema filosófico chinês).

Em 1993, a igreja tinha mais de 700.000 membros, se tornando a maior congregação do mundo de acordo com o Guinness World Records. A denominação informa que seu número de membros diminuiu para cerca de 600.000 e que já não podem confirmar se esta continua sendo a maior igreja do mundo.

No entanto, ainda é a maior igreja protestante da Coreia do Sul: são pelo menos 400 pastores e evangelistas na Coreia do Sul e 500 missionários no exterior.

De acordo com um censo governamental de 2015, o protestantismo era a maior religião da Coreia do Sul, seguido pelo budismo e pelo catolicismo. Havia cerca de 9,7 milhões de protestantes na época, correspondendo a quase 20% dos então 49 milhões de habitantes do país.

Cho deixa três filhos. Seu velório está marcado para sábado (18), e a igreja receberá fiéis em luto a partir de quarta-feira (15), informou a igreja, na Coréia do Sul, hoje.

As igrejas em células em todo o mundo celebram seu luto

Hoje, o Reverendo David Yonggi Choo entrou nas mansões celestiais, em um dia especial, Yom Turiah – Festa das Trombetas, Santa Convocação. E o que muitos não sabem é que neste ano, em fevereiro, também fomos surpreendidos com a passagem para o Senhor da querida Sung Hye Kim, amada esposa de David.

Patriarca da Visão Celular por mais de 70 anos, da qual muitos modelos surgiram, inclusive a Central.

Os Céus celebram a chegada desse príncipe, Pastor da maior Igreja do mundo.

Estamos felizes por saber que ele, por mais de 70 anos vivia um milagre a cada dia.

Deus seja louvado e os discípulos, de mais de 180 nações, sejam consolados e bem sucedidos como seus herdeiros aqui na Terra.

À família e à Igreja da Yoido Full Gospel Church, fica nosso respeito, nossa gratidão e nosso amor.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tristezas.” (II Coríntios 1:3,4)

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.