O Propósito nas Bodas de Caná

João 2: 1-12

Este foi o primeiro milagre que Jesus operou, quando transformou a água em vinho. O propósito do apóstolo João, ao escrever este evangelho, foi apontar para a pessoa de Cristo e a Sua obra. E o propósito deste estudo é nos levar a refletir sobre esse milagre e renovar a nossa fé em Cristo Jesus como filho de Deus, nosso Senhor e Salvador, e fortalecer a nossa confiança no Deus todo poderoso que faz milagres, o Deus que interfere na realidade humana.

1) Para sinalizar que Jesus é Deus – Vs. 11

João, o autor deste evangelho, um dos apóstolos de Jesus Cristo, chama milagres de sinais. Isso porque um sinal aponta para uma realidade que está à frente. Pensando nisso, compartilhe:

  1. Qualquer pessoa pode realizar milagres?
  2. Por que Jesus pode realizar milagres?
  3. A sua vida de oração por milagres precisa de mais ousadia? Na prática, o que precisa ser mudado na sua vida de oração, pelo fato de crer que Jesus opera milagres hoje?

2) Para mostrar que devemos obediência a JESUS – Vs. 5

Maria percebeu um problema, logo, ela comunicou a Jesus que o vinho havia acabado. Maria sabia que Jesus era o filho de Deus que fora prometido desde os tempos antigos, então, ela disse aos serventes: “Fazei tudo o que Ele vos disser.”. Como os serventes obedeceram às orientações de Jesus, algo sobrenatural aconteceu, a água se transformou em vinho. Como você vê pessoas que não querem se submeter à obediência de Jesus e ainda assim exigem milagres do Senhor?

3) Para mostrar o poder ilimitado de Jesus – Vs. 6-10

a) Jesus fez algo extraordinário, pois um ser humano qualquer não consegue manipular quimicamente materiais, de forma que um se transforme em outro. Durante muito tempo, os homens quiseram produzir um material a partir de outro, por exemplo, transformar terra em ouro, mas nem a alquimia da Idade Média, nem os modernos processos químicos de hoje, conseguem transformar os elementos da natureza em outra coisa. O físico Adalto Lourenço diz que seria necessário utilizar toda a energia produzida por todas as estrelas do universo, durante 24 horas, para que esse processo acontecesse. Comente.

b) A maneira como Jesus faz o milagre é impressionante, não há sensacionalismo, não há ostentação, ele nem toca no jarro, ou na água. Talvez, para mostrar que quem estava ali era o próprio Deus, que tudo faz pela Palavra dEle, não precisasse manipular como faziam os místicos, os mágicos e os encantadores. O que você pensa a respeito de pessoas que foram usadas por Deus, sendo Ele quem fez o milagre, mas a pessoa fica contando com ostentação?

Conclusão

Esse milagre foi um sinal de que Jesus não era uma pessoa comum, não era um mágico ou um encantador, esse milagre mostra que o poder de Jesus era idêntico ao de Deus, de criar e de transformar elementos. E, com isso, apontava para Jesus como o messias, o filho de Deus tão aguardado pelos judeus.

O objetivo do sinal foi manifestar a glória de Jesus e levar os discípulos a crerem nele.

Através dos séculos, este sinal tem sido lido e aproveitado pelos crentes de muitas maneiras, para as seguintes aplicações: – O casamento é uma instituição divina, porque Jesus estava em um casamento; – Maria é um exemplo de mulher sábia; – Deus se preocupa com os pobres; – Ele nos ensina como orar. Mas, o ponto central desse texto não é nenhuma dessas coisas, é mostrar a glória de Cristo, que Ele é Deus. E a grande questão, agora, é o que fazer diante desse relato? Qual é a sua posição? Se você crer de todo o coração que Jesus de Nazaré, em uma festa, transformou água em vinho pelo poder da Sua Palavra, o resultado é que você tem de admitir que Ele é o nosso Senhor e Salvador. Isso significa que você deve segui-lo, crer n’Ele de todo o seu coração. Significa que você deve orar a Ele, buscá-lo e se entregar a Ele completamente. Significa que Ele pode responder às orações de maneira poderosa. É para isso que esse evangelho foi escrito, e se você crê, você precisa viver como um discípulo. Que esse seja o desejo do seu coração neste dia.

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: