AGEU – UM LÍDER ENCORAJADOR

AGEU 1:1-5

Temos que andar com pessoas encorajadoras, altruístas, que olham com esperança, que desenvolvem sua fé e que permitem gerar expectativas do que Deus pode fazer da sua vida. É Deus que conduz todas as coisas e guia os nossos passos. Ageu foi um dos profetas menores do Antigo Testamento, contemporâneo de Esdras e Neemias. O Povo de Israel foi expulso de sua pátria, o templo foi destruído, mas no projeto de Deus, estava estabelecido, a vinda do profeta Ageu. Nessa época Deus falava ao profeta de viva voz e o profeta transmitia o recado ao povo. Ageu foi este líder encorajador e no estudo de hoje veremos três verdades sobre como sermos encorajados.

1) SOMOS ENCORAJADOS PELA PALAVRA  – VSS. 3 e 4

Somos guiados por um Deus poderoso e soberano, Ele estava falando e o profeta ouvindo. Deus nunca se esquece do seu povo. O coração de Deus está voltado para nós. Veio a Palavra do Senhor a qual é poderosa e nesse texto, Deus está exortando seu povo a não se esquecer d’Ele e a serem fortes. Eles priorizavam construir casas suntuosas para si e não havia zelo nenhum com o Templo.

  1. Pensando nisso, qual é o lugar que Deus ocupa em sua vida diante das circunstancias adversas?
  2. Em sua opinião, qual é o resultado quando priorizamos Deus em nosso coração? Comente.

2) SOMOS ENCORAJADOS PELA PRESENÇA – VSS. 2 e 5

A presença de Deus nos encoraja. Quando dependemos da nossa capacidade ou força nos esbarramos nas dificuldades e limitações, porém quando nossa dependência está em Deus, Ele faz e continuará fazendo sempre mais de forma sobrenatural. Em Josué 1:9 diz: “se forte e corajoso”… A obra de Deus e nosso relacionamento com Ele está baseado numa entrega total da nossa vida, pois é assim que demonstramos que somos homens e mulheres de fé e de coragem! De que forma a presença de Deus encoraja a você? Compartilhe.

3) SOMOS ENCORAJADOS PELA PROMESSA – AGEU 2:9

Deus fala com você como filho, se comunica de maneira poderosa. Há uma glória maior que Ele tem para nossa vida. Sua presença em nós, Sua força renovadora dentro de nós. A promessa de Deus para nós é a certeza deste cuidado manifestando de forma real, uma promessa de Paz, de Alegria, proteção, de cuidado e amparo. Deus é aquele que abre portas onde ninguém consegue abrir, nos colocando em lugares que jamais poderíamos estar por nossa força e capacidade. A promessa da Paz, somente Deus pode dar e no Novo Testamento esta promessa se cumpre em Jesus Cristo, nosso príncipe da Paz. Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. (Atos 17:28). Como as promessas de Deus tem se manifestado em sua vida e na sua família? Comente

Conclusão

Ageu é levantado neste texto como um instrumento nas mãos de Deus para encorajar o povo de uma maneira maravilhosa, a ponto de eles não terem o que questionar. Ele anuncia a promessa do Senhor a respeito do Seu cuidado por nós.

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.