OS 3 PILARES DO CRISTÃO SAUDÁVEL: ESTUDAR, PRATICAR E ENSINAR.

LER – Esdras 7.5-10

Versículo principal“Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas” – Esdras 7.10

O livro de Esdras relata, junto com o livro de Neemias, o processo de reconstrução e restauração de Jerusalém após o período de Exílio. O povo de Deus havia abandonado o Senhor, construído para si ídolos e por conta disso Deus os entregou para outras nações. Jerusalém foi destruída, o templo foi destruído, o povo foi exilado para longe de sua terra natal, longe da sua cultura, longe de tudo aquilo que Deus havia preparado para eles. Depois de muito tempo de exílio, chega o tempo determinado por Deus para que o povo retorne para Jerusalém, mas agora um grande processo de restauração precisa acontecer e nesse processo a Palavra de Deus, a “bíblia” daquele tempo, também conhecida como a “Lei de Moisés”, seria fundamental.

Então, nesse tempo retorna para Jerusalém um sumo sacerdote chamado Esdras, especialista na Lei de Moisés, ele retorna com objetivo de ajudar na restauração do seu povo. Através da vida dele nós podemos aprender algumas coisas:

1 – Estudar a Bíblia é uma decisão e demanda dedicação

O texto diz que Esdras decidiu se dedicar a estudar a Lei do Senhor. Decisão e dedicação, são duas palavras chaves nesse primeiro ponto. Nós pensamos que vamos entender a Bíblia como em um passe de mágica, de vez em quando vou abrir, ler alguns versículos e já vou entender tudo que Deus quer falar comigo. Ou se não eu posso assistir uma pregação no youtube uma vez por semana e já vai ser o suficiente para entender a mensagem de Deus na Bíblia, afinal, eu também ouço a pregação do culto e do estudo da célula, isso é mais que o suficiente. Quão superficiais nós somos! O texto diz que Esdras decidiu se dedicar a estudar a Palavra de Deus. Nós precisamos tomar essa mesma decisão de nos dedicar a estudar a Bíblia, isso envolve leitura diária, pesquisa, curiosidade, disciplina e esforço.

Perguntas: O que te impede de estudar a Bíblia? Como nós podemos estudar a Bíblia?

2 – Devemos estudar com o objetivo de praticar

Em nossos dias podemos enxergar dois extremos quando o assunto é a Bíblia, de um lado vemos pessoas que não estão interessadas nela e do outro lado, pessoas que estudam a Bíblia, mas fazem isso com o objetivo de se envolver em discussões teológicas, inflarem seus egos e se tornarem os “senhores” e “detentores” da verdade, esse também não é um bom caminho.

O caminho correto é o que Esdras escolheu, ele decidiu se dedicar a estudar a Lei do Senhor com o objetivo de praticá-la e esse deve ser o nosso objetivo. Toda leitura, estudo, meditação, reflexão bíblica deve ter como alvo o desejo de aprender do Senhor e obedecê-lo. Como disse Tiago na sua carta “sejam praticantes da Palavra e não apenas ouvintes” (Tiago 1.22).

Perguntas: por que nós temos tanta dificuldade de colocar em prática a Palavra de Deus? Conte um testemunho de quando você colocou em prática algo que aprendeu na Bíblia.

3 – Ensinando a outros da forma correta

O texto diz que Esdras decidiu se dedicar a estudar a Lei do Senhor, com o objetivo de praticá-la e então, depois disso, ensinar a outros. Essa é a ordem correta: eu estudo, eu pratico e então, depois disso, eu ensino.

Infelizmente por diversas vezes nós invertemos e corrompemos essa ordem, estudamos superficialmente, não praticamos e já queremos sair por aí ensinando aos outros, falando o que é certo e errado, determinando o que as pessoas devem fazer. Nos tornamos como os fariseus, verdadeiros hipócritas que não praticam o que pregam e pior ainda, lançam fardos pesados sobre as pessoas, que nós mesmo não carregamos e nem se quer ajudamos as pessoas a carregar.

Perguntas: como nós podemos ensinar a Palavra de Deus para outras pessoas de forma sincera e honesta? Alguma vez você já sentiu que estava sendo hipócrita, falando uma coisa e fazendo outra?

CONCLUSÃO: decida se dedicar a estudar a bíblia, faça isso com zelo, interesse e esforço, assuma o compromisso de ler diariamente grandes porções das Escrituras, leia bons livros, mergulhe na Palavra de Deus. Mas não se esqueça, faça isso com o objetivo de praticar aquilo que você aprender nesse processo. Por fim, enquanto você aprende a pratica, ensine outras pessoas pois tudo aquilo que Deus libera sobre nós, deve ser usado para abençoar outras pessoas.

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.