O PERFIL DE UM LÍDER MULTIPLICADOR

Is. 54.1-3 (Uma Promessa de multiplicação)

Multiplicadores de conhecimento: quem são eles dentro da sua empresa?

1 – Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que os filhos da casada, diz o Senhor. 2 – Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. 3 – Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.

INTRODUÇÃO

Como se tornar um LÍDER multiplicador bem sucedido e fazer uma ótima campanha de multiplicação?

A resposta a esta pergunta é muito simples: Saber colocar a multiplicação nas mãos do povo. Isso significa que exigirá deste líder uma demanda de novos líderes que entendam a sua VISÃO e tenham engajamento na realização das tarefas.

Há muitos lideres centralizadores que jamais entenderão este princípio. Líderes apegados a uma liturgia sem vida e há um “modus operandi” ultrapassado, descontextualizado e sem conexão com a geração atual. organizações assim, caminham a passos largos para o fim.

Eu mesmo plantei uma igreja aqui em minha cidade utilizando um prédio fechado da denominação que faço parte. O prédio servia de “mocó” e era um problema para os vizinhos. Há uma linha tênue entre teoria e prática, entre uma teoria massante em que poucos conseguem acessar. Este estilos de liderança elitizados ficam produzindo compêndios teóricos de como se deve fazer na prática, quase que utópicos ou que privilegia apenas alguns que são da “família” ou aqueles de poder aquisitivo diferenciado. Discursos vazios, sem a vida de Deus. Em primeiro lugar O Reino é de Deus, então não se intimide. Não permita que as pessoas te humilhem ou te façam sentir menos merecedor! Sua conexão é com a Palavra de Deus; não se compare com fulano, com beltrano etc…; apensa tenha a certeza de que você foi chamado por Deus. Esta testificação acontece quando ao passar por situações adversas, nos mantemos firmes, independentemente do contexto. Em segundo lugar, algumas teologias enfatizam o esforço do homem em chegar-se a Deus, em buscar a Salvação. Se você faz parte deste tipo de “lente teológica”, sinto muito, será mais difícil! A teologia saudável é aquela que é feita para Glória de Deus, onde a prática é feita na dependência d’Ele com bem expressa o texto sagrado – Romanos 11:36 – “Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.

Não trabalhamos para tornar nosso nome evidente, mas para evidenciar a Cristo Jesus em todas as coisas.

“Os líderes não apenas sabem onde estão indo; eles também sabem como levar pessoas com eles”.      John Maxwell

NEEMIAS SOUBE COMO MOBILIZAR PESSOAS PARA UMA GRANDE OBRA ELE SE MULTIPLICOU EM OUTROS. Neemias 4.6-23.

VEJAMOS ALGUNS PRINCÍPIOS SOBRE COMO MOBILIZAR E COLOCAR A MULTIPLICACÃO NAS MÃOS DO POVO.

1-Ele simplificou a tarefa para todos.

Ele não somente mostrou o que fazer, mas explicou a visão de maneira mais simples possível. O objetivo das pessoas estava claro, ou seja, reconstruir o muro (Ne. 2.17).

A visão de CÉLULAS não é uma visão complicada, qualquer pessoa pode entender se a mesma for explicada de forma simples e clara. Mas temos que mostrar ás pessoas o que elas devem fazer.

2-Ele facilitou a participação de todos.

Ele incluiu o maior número de pessoas possíveis no processo. Além disso, ele facilitou a tarefa organizando o povo para trabalharem juntos por famílias (Ne.4.13). O líder de CÉLULA é um facilitador do trabalho em equipe. Sua tarefa principal é levar todos a se envolverem na visão para que não se tornem apenas expectadores.

3-Ele delegou a tarefa para as pessoas certas.

Neemias combinou tarefas e trabalhadores. Ele envolveu as pessoas de acordo com aquilo que elas sabiam fazer de melhor. Vejamos o texto de Ne. 4.16. Para uma CÉLULA ter sucesso é preciso distribuir as tarefas para pessoas que fazem as coisas com excelência. O trabalho da célula fica bem feito quando distribuímos as tarefas para as pessoas certas, ou seja, aquelas que sabem e procuram fazer o melhor.

4-Ele aprendeu o segredo de motivar a equipe.

Neemias fez questão que todos soubessem qual era a razão de sua luta como vemos em Ne. 4.14. Ele sabia como motivar as pessoas. E para ter a certeza que eles não perderiam a motivação colocou cada um para trabalhar na frente de sua própria casa. Só é possível uma CÉLULA crescer com sucesso, se ela for contagiada de entusiasmo, paixão e muita motivação para o trabalho. A salvação das pessoas é a missão de todas as células, mas só é possível alcançá-las se estivermos comprometidos como Jesus, Paulo e neste caso Neemias estava.

5-Preparou o povo para a tarefa e para a batalha.

Neemias alertou o povo sobre possíveis ataques de inimigos. Levantou guardas em turnos diferentes e um tocador de trombetas que estava com ele o tempo todo. Ne.4.19-20. Ele preparou o povo. Na visão de CÉLULAS devemos sempre assegurar o discipulado como forma saudável promovendo proteção espiritual, emocional, social e familiar, para que o diabo não venha enganar ninguém com suas mentiras. Alem disso todos devem ser preparados para o combate no LIDERE, DISCIPULADO, CÉLULA, TRILHO DA FÉ, ETC…!

6-Neemias valorizou as pessoas de forma igual.

Neemias criou um elo de ligação entre os magistrados, ricos, a comunidade e os oprimidos da terra. Ele mesmo alimentou muitas pessoas com seus próprios recursos financeiros. Eles supriram uns aos outros durante aquela tarefa para que pudesse ser concluída em apenas 52 dias. A consolidação dos membros de uma CÉLULA só é possível quando nos importamos uns com os outros, não só quando desejamos que estejam conosco. As pessoas gostam de estar onde elas se sentem bem, valorizadas e cuidadas. Isso traz COOPERAÇÃO entre os membros. 

7-Ele comemorou com todos as conquistas.

Quando o povo cumpriu a sua missão de reconstruir os muros, Neemias conduziu o povo em comemoração. A comemoração é uma forma recompensa pelo trabalho voluntário realizado. Ne. 8.10.  No trabalho com as CÉLULAS é preciso comemorar a salvação das pessoas, o crescimento e a multiplicação das células, e a participação das pessoas no serviço. Deus se alegra quando seu povo o glorifica com o progresso em sua igreja. Isso é muito importante.

CONCLUSÃO

Nenhuma grande tarefa é realizada sem que haja pessoas engajadas para concretizá-la e um líder para conduzi-las. Quando as necessidades ao nosso redor, são percebidas por um líder, que consolida um povo para cumprir o chamado e o propósito de Deus, até mesmo o impossível pode se tornar em realidade. A multiplicação das células é uma grande tarefa que é de toda a igreja, não só dos pastores. Deus criou você para esta tarefa, e te ornou com um grande potencial para isso. Como o povo da sua célula, da sua supervisão e até mesmo da sua REDE de Células estão sendo mobilizados para crescer e atingir esta grande multiplicação para Glória de Deus?

Traga as pessoas para andarem junto, faça refeições, conheça a história do outro, envolva-se de verdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.