VENCENDO AS CRISES

TEXTO: Ex. 3. 1-11

INTRODUÇÃO

O sedentarismo e a falta de atividades físicas são as causas de muitas doenças na vida das pessoas do tempo presente. No cristianismo pessoas têm vivido doentes na fé por viverem um cristianismo “sedentário”, sem dedicação no serviço do Senhor Jesus Cristo, sem ação e sem produzirem frutos. Enquanto isso, a Bíblia diz: ICo. 15:58 – Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

O REINO DE DEUS É TOMADO POR ESFORÇO

Mt. 11:12 – “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”.

Quem são essas pessoas que irão batalhar pelo Reino de Deus e se esforçar pela obra de Deus? Todas as pessoas precisam passar por um processo de moldagem afim de que sejam ativas para Deus em seu serviço.

VEJAMOS TRÊS VERDADES:

  1. ELE FAZ A CHAMADA – Todos que são chamados para participar do ministério de Jesus, são chamados a serem discípulos, pessoas proativas, servos a serviço do REI.
  2. ELE MOLDA O CARÁTER – Deus trabalha em nossas vidas para termos um caráter semelhante ao de Cristo.
  3. ELE DERRAMA SEU PODER – A unção de Deus vem sobre as nossas vidas para realizarmos aquilo que Ele quer que façamos. É muito importante reconhecermos esse processo; como Deus trabalha em nossas vidas.

APRENDAMOS COM MOISÉS

Ex.3.1-11

A VIDA DE MOISÉS NOS DESAFIA A ENTENDERMOS NOSSO CHAMADO E O PROCESSO DE DEUS PARA COLOCARMOS EM PRÁTICA OS PLANOS DE DEUS

1-ELE TEVE QUE VENCER A CRISE DE IDENTIDADE

Êxodo 3.11“Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?”

  • Por 40 anos Moisés viveu no palácio como filho da filha de faraó.
  • Depois por mais 40 anos passou apascentando o rebanho de seu sogro Jetro.
  • Aos 80 anos de idade Deus lhe aparece e lhe faz uma chamada para uma grande missão.
  • Moisés parecia ter perdido sua própria identidade.
  • Agora ele tinha se tornado mais humilde a ponto de chegar ao esgotamento de si mesmo estando apto a depender completamente de Deus em todas as coisas.
  • Agora Ele poderia vencer a sua crise de identidade olhando inteiramente para Deus e não para si mesmo.

Muitos cristãos não sabem o porquê estão neste mundo e o que devem fazer. A Bíblia diz que nós fomos escolhidos a dedo pelo Senhor para uma grande obra

Ef. 2.11-22 –  ESSA É A NOSSA NOVA IDENTIDADE EM CRISTO JESUS

2-TEVE DE VENCER A CRISE DE REVELAÇÃO

Êxodo 3.13-14.“Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós”.

  • Ele não poderia vencer suas crises sem olhar para Deus.
  • Mas como olhar para Deus se Ele não o conhecia? 
  • Deus se apresentou para Ele como o GRANDE EU SOU. 
  • Daí em diante Moisés começou a viver uma vida de intimidade. Porque agora ele conhecia ao Senhor e tinha uma experiência com Deus.

MUITOS CRISTÃOS NÃO TÊM INTIMIDADE PORQUE ESTÃO NO AUTOMÁTICO E NÃO TEM NENHUMA EXPERIÊNCIA COM DEUS

3-TEVE QUE VENCER A CRISE DA CREDIBILIDADE

Êxodo 4.1 – ENTÃO respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.

Moisés não acreditava que seria capaz de convencer o povo com o seu testemunho.

PRIMEIRO porque ele não tinha uma experiência do Poder de Deus em sua vida.

SEGUNDO porque o povo era um povo desacreditado do Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Foi aí que Deus deu a Moisés a revelação do que era o seu chamado. Deus deu a Moisés um caráter transformado pelos 40 anos de deserto.

Deus deu a Moisés uma manifestação do seu poder através das mãos dele.

   AS PESSOAS VÃO ACREDITAR QUANDO TIVER DENTRO DE VOCÊ A CONVICÇÃO DAQUILO QUE DEUS QUER QUE VOCÊ FAÇA. ACREDITE EM SEU CHAMADO. ELIMINE AS DÚVIDAS DA MENTE.

4-TEVE QUE VENCER A CRISE DA HABILIDADE

Êxodo 4.10-12 – Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.

Muitas pessoas acham que não levam jeito para a obra de Deus e que isso é tarefa para outros. Essas pessoas só olham para as suas próprias condições e não para o Poder de Deus. Se Deus chama é porque Ele tem poder para capacitá-lo.

“DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS, MAS CAPACITA OS ESCOLHIDOS”.

 SE FORMOS “AUTO-CAPACITADOS” TENDEREMOS A NÃO DEPENDER MAIS DE DEUS E DA HABILIDADE DO ESPÍRITO SANTO. E ISSO É MUITO PERIGOSO PARA A OBRA DO SENHOR.

5-TEVE QUE VENCER A CRISE DA DISPONIBILIDADE

Êxodo 4.13-14Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.

  • Muitos só oram para que Deus mande outros para a sua seara. Deus está procurando pessoas disponíveis que não sejam omissas em seu serviço. ORAR + AÇÃO 
  • Muitos temem sair de sua zona de conforto para enfrentar os desafios com Deus. Deus gosta de pessoas aventureiras dispostas para os desafios. 
  • Moisés teve que vencer sua crise de disponibilidade e assim se tornar um líder. 

MUITOS ESTÃO DISPONIVEIS PARA TANTAS COISAS, MAS NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS PARA A OBRA DE DEUS.

CONCLUSÃO

Será que Deus poderá usar esta geração para que seu Reino seja implantado em toda a terra, ou terá que esperar até que a outra geração se levante para fazer isto acontecer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.