RENOVANDO NOSSAS FORÇAS EM DEUS

Resultado de imagem para RENOVAÇÃO

1 Samuel 30:1-6 – Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade. Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho. Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros. Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças. As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã de Jezreel, e Abigail de Carmelo, a que fora mulher de Nabal. Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.”

INTRODUÇÃO – A Bíblia narra um episódio onde o rei Davi e seus soldados haviam saído de Ziclague para uma batalha. Quando retornaram os amalequitas tinham entrado naquela cidade e levaram cativos as mulheres dos soldados, bem como seus filhos e filhas.

  1. O QUE É LIDERANÇA

  • Liderar é a arte de COMANDAR pessoas, atraindo seguidores e INFLUENCIANDO de forma positiva mentalidades e comportamentos.
  • Um Líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo.
  • O Líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que juntos, possam alcançar os objetivos do grupo.
  • A liderança está relacionada com a motivação.
  • Um Líder eficaz sabe como motivar os seus liderados.

2. AS HABILIDADES DE UM LÍDER ENVOLVE:

  1. Carisma – Dom extraordinário concedido a um crente de conquistar pessoas.
  2. Paciência.
  3. Respeito.
  4. Disciplina
  5. Influencia.

3. ATITUDES DO LÍDER QUANDO AS COISAS NÃO VÃO BEM.

  1. Nunca devemos colocar a culpa em nossos liderados.
  2. Motivar seus liderados através do seu exemplo.
  3. Reunir a equipe para elaborara projetos.
  4. Assumir toda a responsabilidade pela equipe.

4. RENOVE SUAS FORÇAS NO SENHOR.

1 Samuel 30:6 – Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.”

  • Como líderes, devemos ser totalmente dependentes do Senhor.
  • Buscar ao Senhor sempre, para recebermos as direções corretas.
  • Davi muito se angustiou, porque o povo fala em apedrejá-lo, porque todos estavam angustiados por causa de seus filhos e filhas.
  • Davi poderia ter entrado em desespero diante de um quadro tão aterrador. Talvez não tivesse ele, como líder, uma palavra para consolar aqueles homens que haviam depositado sua confiança nele.
  • Diante de tal situação, não bastava Davi apresentar um pedido de desculpas ou qualquer coisa do gênero, pois, seus liderados transferiram toda a responsabilidade para ele.
  • Davi tinha tudo para entrar em desespero, mas não foi isso que ele fez; a bíblia diz claramente que ele se REANIMOU no Senhor.
  • Enquanto todos estavam em total desânimo. Davi se ergue totalmente confiante em Deus. Ele sabia que aquela situação poderia ser mudada.
  • Davi não se deixou levar pelo desespero, manteve o controle e ergueu a cabeça, consultou Deus e saiu para a vitória. Aleluia, Glória a Deus.
  • Por vezes encontramos situações difíceis, a pergunta é: QUAL TEM SIDO A NOSSA ATITUDE?

Nos deixamos abater pelo pessimismo dos outros ou colocamos nossa confiança total e irrestrita em Deus?

O melhor a fazer é seguir o exemplo de Davi. Consultar primeiro a Deus.

CONCLUSÃO – Você já tentou se REANIMAR NO SENHOR? Já o consultou quando se viu diante de INSOLUÇÕES, problemas? Lembre-se do que Ele disse a Jeremias – “Clama a mim e responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não saber.” (Jeremias 33:3)