APRENDENDO A CONFIAR SOMENTE EM JESUS CRISTO

ESTUDO Nº 02 APRENDENDO A CONFIAR SOMENTE EM JESUS CRISTO

INTRODUÇÃO:

        A Bíblia ensina que Deus, o Pai e Supremo Criador, enviou Seu Filho Jesus Cristo para ser o único em quem os homens podem e devem confiar para o perdão dos seus pecados e para receberem o presente da vida eterna. Jesus é o único caminho que nos conduz ao Pai.

        Portanto, todas as pessoas de qualquer país, raça ou nação, precisam aprender a confiar somente em Jesus Cristo e a confessá-lo como o seu único e suficiente Salvador e Senhor, renunciando, de uma vez por todas, os seus antigos valores em que apóiam a sua fé.

        LEIA EM SUA BÍBLIA OS TEXTOS INDICADOS, REFLITA SOBRE ELES E COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO:

I – JESUS É O SALVADOR PROMETIDO POR DEUS E ANUNCIADO PELOS ANJOS.

  • Mateus 1.21: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de ____________, porque ele _______________ o seu povo dos pecados deles”.
  • Leia também Mateus 1.18-23.

II – JESUS É A SOLUÇÃO QUE DEUS PREPAROU PARA A SALVAÇÃO DE TODO PECADOR.

  • João 1.29: “No dia seguinte, viu João a ____________ que vinha para ele, e disse: Eis o ___________________ ____ __________ que tira o _______________ do mundo”.
  • João 3.16:  “Porque _______ amou ao mundo de tal maneira que deu o seu  ________

___________ , para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida  ________”.

III – ALÉM DE JESUS, NÃO HÁ NENHUM OUTRO SALVADOR.

  •    Atos 4.11,12: “Este ________ é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a ___________ _____________. E não há _______________em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os __________, pelo qual importa que sejamos __________________”.

IV – JESUS É O ÚNICO CAMINHO QUE NOS CONDUZ AO PAI (CÉU).

  •    João 14.6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o ______________, e a _____________, e a

   ___________; ninguém vem ao ________ senão por mim”.

V – JESUS É O VERDADEIRO DEUS E A PRÓPRIA VIDA ETERNA.

  •    1 João 5.20: “Também sabemos que o _______ de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no ________________, em seu Filho, ________ _________. Este é o verdadeiro Deus e a ________ __________”.

VI – JESUS, O FILHO DE DEUS, É MAIOR QUE MOISÉS (LEI) E ELIAS (PROFETAS) E DEVEMOS OUVÍ-LO.

  •    Marcos 9.7: “A seguir, veio uma ________________ que os envolveu; e dela uma voz dizia: Este é o meu ____________ ________________; a ele ouvi”.
  •    Leia ainda Marcos 9.2-8.

VII – O CRISTÃO NÃO PODE QUERER JUSTIFICAR-SE PELA LEI.

  •    Gálatas 5.4: “De __________ vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na _____; da graça decaístes”.

VIII – PRECISAMOS CRER EM JESUS E CONFESSÁ-LO COMO NOSSO SENHOR PARA A NOSSA SALVAÇÃO, E PERMANECER CRENDO NELE ATÉ O FIM.

  •    Romanos 10.9,10: “Se, com a tua boca, ________________ Jesus como ___________ e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás ___________. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se ______________________a respeito da salvação”.
  •    Mateus 10.22b: “…aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será   __________”.
  •    Hebreus 10.39: “Nós, porém, não somos dos que ________________________ para a perdição; somos, entretanto, da _________, para a conservação da ______________”.

CONCLUSÃO:

        Confiamos mais em uma pessoa à medida em que a conhecemos melhor. O apóstolo Paulo teve um conhecimento profundo de Jesus Cristo como o Filho de Deus, e como o próprio Deus. Por isso declarou: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as cousas e as considero como refugo, para conseguir Cristo”. (Filipenses 3.7,8).

        Devemos, pois, abandonar tudo em que confiávamos antes (ídolos, doutrinas, filosofias, ideologias, santos protetores, boas obras, etc…), e confiar somente em Jesus Cristo para a nossa salvação.

  • ORAÇÃO:

        Faça, agora, uma oração renunciando todas as coisas em que você confiava e confesse a Jesus Cristo como o seu único Salvador e Senhor (em voz alta).

  • VERSÍCULO PARA DECORAR:

“Respondeu-lhe  Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

João 14.6