5 passos para ser um líder de sucesso

1- Articule os interesses

Garantir a harmonia e o equilíbrio no relacionamento da equipe é tarefa básica de um líder. O maior desafio é conciliar os diferentes interesses, dons e habilidades que convivem em uma mesma equipe, articulando-os de maneira produtiva. É essencial fazer todos entenderem como cada um pode, em sua área, colaborar com o desenvolvimento do projeto de trabalho, sem necessariamente conflitarem em suas ideias.

2- Mantenha um canal aberto com a equipe

Para que os colaboradores possam assimilar os valores e princípios que norteiam o ministério, é fundamental comunicar-se com clareza e objetividade. Da mesma forma, é importante estar aberto a ouvir o que cada um tem a dizer sobre assuntos diversos. Isso estabelece uma relação de confiança com o grupo, criando uma sintonia e um ambiente encorajador para que todos se sintam parte relevante do processo de trabalho.

3- Estabeleça e verifique padrões de trabalho

A padronizações nos processos de trabalho é crucial para que o desempenho da equipe possa ser medido adequadamente e para que correções de rumo possam ser feitas mais rapidamente. É função de um bom líder estabelecer estes processos. Com a execução de práticas mais uniformes, os resultados ficam menos sujeitos a variações e a equipe se mantém focada nos objetivos da organização. É importante também ter métodos eficazes para verificar o cumprimento destes processos.

5- Promova uma cultura de inovação

Criar um ambiente propício à inovação também é tarefa de um líder que quer ver seu ministério se desenvolvendo. É importante incentivar e estimular a diversidade de ideias, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais criativo e inovador.  O bom líder facilita a aceitação desta cultura por parte da equipe e sua internalização aos processos de trabalho.

5- Multiplique as boas lideranças

Um bom líder é aquele que sabe identificar e fomentar outras lideranças. Isso significa procurar pessoas com caráter inovador e motivador, que exerçam uma influência positiva sobre o grupo. Ter líderes confiáveis em diversos níveis faz com que todos os segmentos do ministério estejam alinhados na busca pela excelência.