UM CORAÇÃO APASCENTADOR

UM CORAÇÃO APASCENTADOR

1 Pedro 5:2 – “Pastoreai o rebanho de Deus que está sob o vosso cuidado, não por constrangimento, mas voluntariamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;”

João 21:15-17 – “Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, mas tu me amas? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Disse-lhe Jesus: Pastoreia as minhas ovelhas 17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.”

INTRODUÇÃO

Somos o povo mais privilegiados da terra, nós estamos diante de uma oportunidade única de resgatar as ovelhas perdidas. É tão valorosa a missão de ganhar almas que até os anjos almejam fazer isso, 1 Pd 1:12 – “Aos quais quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.”

O que é pastorear – Levar o gado para pastar, conferir e auxiliar na manutenção do pasto.

O que é apascentar – Levar a pastar, pastorear: apascentar o rebanho. Alimentar, nutrir.

Pedro era um pescador. Após aquela primeira pesca milagrosa, o Senhor havia dito: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4.19)

Os Cordeiros são dependentes.

Apascenta os meus cordeiros, disse Jesus, o que nos lembra da fraqueza de nossas ovelhas.

A ovelha é um animal frágil e indefeso; quanto mais um cordeirinho! Ele não consegue cuidar de si mesmo. A Ovelha é totalmente dependente do cuidado daqueles a quem é confiada.

As Ovelhas não enxergam muito bem (São míopes) se uma ovelha cair num buraco a que estiver atrás vai segui-la e cair também. Se uma começar a se desviar, o restante pode desviar também. Simplesmente porque não sabem onde estão pisando.

Por isso o pastor de ovelhas anda sempre com um cajado, quando uma ovelha começar a sair do rebanho, ele usa a ponta do cajado para puxar a ovelha de volta

A responsabilidade é de guiá-los e nutri-los com cuidado, alimentá-los, não com qualquer tipo de alimento,  Mais com  a comida adequada, o genuíno leite espiritual para bebês bebês que o nosso Pai providenciou, 1 Ped 2:2 – “Desejai o puro leite espiritual. Como crianças recém-nascidas, a fim de crescerdes, por intermédio desse alimento para salvação.”

Os pequenos Cordeiros, serão futuras Ovelhas.

Apascenta os meus cordeiros: as palavras nos fazem lembrar do alto valor dos pequeninos. Nos cordeiros, o pastor vê as possibilidades do futuro: como são os cordeiros, assim será o rebanho futuro.

Provérbios 27:23 – “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos.”

Alimentar os Cordeiros com Nutrição espiritual

Apascenta os meus cordeiros: a grande necessidade  é colocada diante nós. O alimento é a condição para o crescimento.

A comida para ovelhas são gramas finas, a água que elas bebem não pode ser água suja tem que ser água limpa para que elas não venham a adoecer.

Os pequeninos não podem buscar pasto para si sozinhos; Cristo confia aos apascentadores a tarefa de levar a eles não apenas um capítulo da Bíblia, na maioria dos casos muito além da sua compreensão, mas alguns pensamentos de sabedoria e amor divinos, sem os quais a alma não terá condições de crescer.

Amor por Jesus.

Apascenta os meus cordeiros: as palavras falam da provisão que Cristo fez em favor dos necessitados (fracos). Para quem essas palavras foram ditas? Para aquele a quem a seguinte pergunta havia sido feita: “Tu me amas?” e que respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Somente alguém que é inspirado pelo amor por Jesus pode realmente tomar conta dos seus cordeiros.

Romanos 15:1 – “Nós, que somos fortes, temos o dever de suportar as fraquezas dos fracos, em vez de agradar a nós mesmos.”

CONCLUSÃO

O amor por Jesus nos levará a obedecê-lo com muito cuidado, religião de Jesus é a religião do amor, a bíblia diz que: “Deus é amor” .

1 João 4:8 – “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”

João 14:21 – “Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele”.

João 15:14 “Vós sois meus amigos, se praticais o que Eu vos mando.”

Deuteronômio 11:13 – “Portanto, se de fato obedecerdes aos meus mandamento que hoje vos ordeno, amando ao SENHOR vosso Deus e servindo a Ele com todo o vosso coração e com toda a vossa alma,”