Servir

Resultado de imagem para servir

Pelo Dr. Freddy Noble, https://www.iglesiabautistanyc.org/

Um elemento crítico da liderança é a disposição para servir.

Quando converso com jovens pastores, costumo falar sobre essa característica dizendo: “Se você quer que as pessoas o sigam, sirva-as”.

Estou convencido de que a autoridade para liderar os outros não vem de nossos títulos, talentos ou posições na estrutura da igreja. Em vez disso, eles fluem do nosso serviço e colaboração com os outros. A liderança eficaz acontece através de relacionamentos e serviços.

Alguns pensam que, pelo simples fato de ter uma posição, as outras pessoas devem se submeter a eles e servi-los.  Errado. De fato, Jesus alertou sobre a confusão de liderar da forma como o mundo faz. Ele disse a seus discípulos que, embora o “grande” exercite autoridade sobre o povo, não será assim entre nós: “quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser servo de todos” (Marcos 10:42-44). E esta não é uma grande declaração para ser apenas lembrada e ensinada, mas primeiramente vivida e praticada, especialmente por aqueles que estão em posições de liderança.

O que isso significa de forma prática? O supervisor ou líder deve mostrar interesse nas necessidades daqueles que eles estão liderando. Eles devem estar em contato com eles pessoalmente e por outros meios.

Você deve primeiro ajudá-los com suas necessidades familiares e pessoais.  Ofereça conselhos quando necessário e exorte-os no espírito de Jesus Cristo, sempre buscando o bem deles. Você deve orar por eles e deixá-los saber que você está orando.

Quando as pessoas percebem que o seu líder está realmente interessado nelas e ele mostra uma atitude de amor, serviço, cooperação e ajuda, elas não hesitarão em submeter-se e não terão dúvida em seguir suas instruções e submeter-se à sua orientação.

O líder que quer ver seu trabalho coroado de sucesso deve antes de tudo dedicar-se a ajudar e servir os que estão sob seus cuidados. O pastor, líder de setor ou líder de uma célula que quer que os outros lhe sigam deve primeiro ser um servo. O melhor exemplo que temos é o nosso Senhor Jesus Cristo. Ele disse aos seus discípulos: “O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir” (Marcos 10:45). Então ele pegou uma toalha e lavou seus pés. Vamos seguir seu exemplo.