Ouvir e Obedecer

Por Ángel Manuel Hernández Gutiérrez, www.misionmoderna.com

Ouvir está muitas vezes ligado à obediência nas Escrituras, assim como a desobediência está ligada a não ouvir.

Deus falou a Ezequiel: “Você lhes falará as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes” (Ezequiel 2:7). O Senhor chama o profeta para falar ao seu povo, mesmo que não quisessem ouvi-lo por causa de sua rebeldia. É interessante que a rebeldia esteja associada a não querer ouvir, porque ambos estão intimamente relacionados. O rebelde parou de escutar ou não quer ouvir, porque isso exige obediência.

O Senhor falou a Saul através do profeta Samuel: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiro” 1 Samuel 15:22.

“Prestar atenção” é a palavra hebraica “casháb”, que significa ouvir. Saul não queria ouvir, por isso ele desobedeceu. Sua desobediência veio de não querer ouvir. A palavra “obedecer” vem do latim e significa “saber ouvir”. Para saber se você é obediente, pergunte-se se você é um bom ouvinte. Quanto mais atenta e profundamente você ouvir, mais você vai obedecer.

Você obedece quem você ouve e se revolta contra aqueles que você não ouve. Os seres humanos foram projetados para ouvir. A grande questão é quem estamos ouvindo. Quando uma pessoa não está ouvindo a Deus, é porque essa pessoa está ouvindo sua carne, o mundo ou o diabo.

Saul caiu em desobediência porque ouviu as pessoas ao invés das instruções de Deus (1Sm 15:24). Quando ele ouviu as pessoas, parou de ouvir a Deus. O ser humano não foi projetado para ouvir dois mestres ao mesmo tempo. Quando você escuta um, você para de ouvir o outro.

Quando Eva ouviu a serpente, ela parou de ouvir a Deus (Gn 3:1-12). Quando Adão ouviu Eva, ele também parou de ouvir a Deus. Estamos sempre ouvindo uma voz para realizar nossas ações e tomar nossas decisões.

A diferença entre boas e más ações depende de quem você ouve. Se você ouvir a Deus, suas decisões e ações levarão à obediência e à prosperidade.