O Poder do Ouvir


Por Pastor Shawn Stoever, Pastor de Grupos da Comunidade, Cypress Creek Church, Wimberley & San Marcos, TX, www.cypresscreekchurch.

Num mundo cheio de conversas, tweets, postagens e opiniões, o poder do ouvir pode nunca ter sido tão necessário. As pessoas parecem ter um desejo interno de serem ouvidas, e estão dispostas a fazer o que for preciso para fazer seus pensamentos e sentimentos conhecidos por qualquer pessoa e todos a sua volta. Falar, descarregar, explodir, gritar – apenas certifique-se de que sua voz seja audível acima da multidão.

E então há Deus. Num momento em que parece que Sua voz é tão necessária, num momento em que suplicamos que Ele fale, num momento em que gostaríamos de ler um blog do próprio Deus Todo-Poderoso, Deus está em silêncio. Quieto. Aparentemente mudo. E se não tivermos cuidado, podemos equiparar o silêncio com ausência ou apatia. Mas Deus não se foi ou não é descuidado. Ele é ativo e engajado… Apenas não da forma como nós o fazemos. Em vez de falar, ele está ouvindo.

  • Deus ouviu o menino… (Gênesis 21:17)
  • Deus ouviu seus gemidos… (Êxodo 2:24)
  • Deus os ouviu… (muitas vezes nos Salmos)

E Jesus não era diferente, Ele “ouviu” várias e várias vezes. Então, e se houver um exemplo nisso para nós? Em um mundo de barulho, e se o poder real reside em ficar quieto e ouvir? Acontece que realmente há poder em ouvir… estar quieto e atento, buscando compreender e mostrar cuidado e compaixão.

Às vezes, ficamos tão ocupados tentando fazer coisas e consertar coisas que falhamos em diminuir a velocidade e ouvir. Maria foi elogiada por Jesus por se sentar e ouvir, enquanto Marta foi admoestada por desprezar o poder do ouvir e elevar seu serviço.

Os grandes líderes são ótimos ouvintes. Emule nosso Senhor e Salvador … passe algum tempo ouvindo aqueles à sua volta que estão feridos e solitários. Faça do ouvir uma característica do seu Grupo da Comunidade.

“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se.”

Tiago 1:19 NVI