FRUTIFICANDO EM TEMPO DE CRISE

Habacuque 3:17-19

Resultado de imagem para frutificar

17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. 18 todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. 19 O Senhor Deus é minha força, Ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre lugares altos.”

INTRODUÇÃO

O profeta Habacuque viveu numa época de profunda opressão, violência, injustiça e sobretudo uma profunda crise econômica.

A princípio o profeta deixa a impressão de que Deus se esqueceu de fazer justiça ao oprimido e a seu povo, mas logo em seguida ele renova sua fé e confiança na esperança que Deus pode reverter o quadro de miséria e sequidão.

DEUS AGE MUITO ALÉM DAS CIRCUNSTÂNCIAS E POSSIBILIDADES QUE NOSSOS OLHOS PODEM VER

1.AINDA QUE A FIGUEIRA NÃO FLORESÇA…

Fala de uma esperança futura, que Deus iria livrá-los do jugo que a nação estava passando.

Quando as coisas estavam bem em Israel e o povo próspero, a Bíblia descreve:

*“todo homem sentado sob sua figueira” (1 Reis 4:25).

*Os profetas, por outro lado, quando a previsão de julgamento sobre Israel, falam das figueiras sendo destruídas (Jr 5:17).

A primeira menção de uma árvore de fruto por nome em referências bíblicas são as folhas da figueira:

*Adão e Eva coseram folhas de figueira para esconder a sua nudez (Gn 3:7).

*Jesus vê Natanael debaixo da figueira (Jo 1:48).

*Jesus amaldiçoa uma figueira sem frutos (Mc 11:12-14).

2. NEM HAJA FRUTO NA VIDE…

A videira é símbolo de prosperidade e a uva de alegria, dela se faz o vinho uma bebida tradicional por séculos. Um cacho de uva fala de comunhão com o Espírito Santo e com os irmãos.

Jesus disse:

“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15:5).

O segredo é estar ligado a Ele.

3.O PRODUTO DA OLIVEIRA MINTA…

O principal produto da oliveira era seu óleo e o significado para nós é que a unção de Deus nunca vai faltar na nossa vida. O óleo de oliva é bastante agradável e saboroso e servia também para ungir reis, lugares e objetos e ungir enfermos para ficarem curados.

Frutificar semelhante à oliveira significa – Ter uma vida cheia do Espírito Santo. Um crente ungido tem poder e autoridade de Deus para frutificar.

4.E OS CAMPOS NÃO PRODUZAM MANTIMENTOS…

O que causa tristeza na vida de um pastor é ver seu rebanho raquítico e morrendo e o pior ainda é um pastor sem rebanho, por outro lado o que alegra coração de um pastor é ver seu rebanho bem nutrido, bem cevado, suprido em tudo.

Jesus é o cordeiro que foi sacrificado em nosso lugar para nunca faltar a provisão de Deus na nossa vida.

5.TODAVIA EU ME ALEGRO NO SENHOR…

Ele não quer que você ande tropeçando como um moribundo derrotado, pelo contrário, ande de cabeça erguida com um ar de vencedor.

CONCLUSÃO

A oração de Habacuque é muito mais que uma oração de lamentação, ela é um cântico que expressa a confiança de alguém que vê pelos olhos da FÉ o milagre da FRUTIFICAÇÃO acontecendo.