7 Chaves para Ouvir

Por Daphne Kirk, www.Gnation2gnation.com; Twitter: daphnekirk

1. Ouça-O acima de tudo
Frequentemente pergunto aos líderes: “Quanto as pessoas (adultos, jovens ou crianças) escutam vocês em proporção ao quanto elas ouvem a Deus? Geralmente há um silêncio surpreso. Eli não deu a Samuel uma mensagem por Deus – Ele o posicionou para ouvir dEle, dizendo: “… se Ele te chamar, você dirá: ‘Fale, Senhor, porque o Teu servo está ouvindo’”… o Senhor chamou … então Samuel respondeu: “Fale, Senhor, porque o Teu servo está ouvindo”.

2. Ouça… então responda
“Ouvir” nos posiciona para responder – seja a Deus ou ao homem. Sem a escuta ativa, presumimos de onde vem a outra pessoa – e podemos estar completamente desconectados dela. Certa vez perguntei: “Você está ouvindo de onde as pessoas estão vindo em relação a esse assunto?”, A resposta foi: “Não estou aqui para ouvir – sou um professor”. Sabia que apenas cinco minutos ouvindo teriam dado uma dinâmica totalmente nova para o ensino e o conectado com as pessoas.

3. Quem ouvir?
Saiba quem não deve ouvir! Mateus 24 adverte sobre a ascensão do engano. Se não sabemos quem podemos ouvir com confiança – corremos o risco de cair no incrível engano que está se espalhando rapidamente pela igreja. Adão ouviu Eva – e caiu. Gênesis 2

Saiba quem ouvir! “Moisés aceitou o conselho do sogro e fez tudo como ele tinha sugerido.” Êxodo 18:24 Quando procuramos um conselho sábio e o escutamos, ele afunda profundamente em nossos corações, facilitando a ação. Ouvir implica realmente escutar tanto a mensagem como o coração.

4. Ouça para “ser”
No mundo atual do “barulho”, muitas vezes somos levados a falar. Ouvir exige que permaneçamos internamente quietos para “escutar”. Requer que não haja interrupções nem respostas súbitas, seja para Deus ou para o homem.

5. Ouvir – um presente
“Às vezes não há palavras que possam ajudar a profunda angústia da alma. Eu aprendi que o maior e às vezes único presente que podemos dar às pessoas que sofrem é o presente da presença … Os amigos de Jó nos mostraram, antes que eles estragassem abrindo a boca, que às vezes precisamos “sentar nas cinzas” com as pessoas e estar com eles em seus momentos mais profundos de tristeza e dor. ”Michele Louviere, LMFT, LLC (https://tinyurl.com/OOE-MichelleL)

6. Ouvir é o que Deus faz
“Quando ele clamou, o ouviu. Salmos 22:24 É o que ansiamos dEle. “ Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca” Salmos 54: 2

Sem ouvir, estamos desconectados. Ouvir conecta coração a coração com Ele e uns com os outros.

Foi o começo para Samuel, o menino – que seja o mesmo para nós!