LIDERANÇA É AUTOCONHECIMENTO

É praticamente impossível alguém ser um líder sem ter um profundo conhecimento de si mesmo. Na Bíblia nós encontramos diversos líderes, como Davi ou Moisés, que tinha um claro e preciso conhecimento de si mesmo, tanto do seu chamado quanto de suas fraquezas, limitações e virtudes.

O líder cristão conhece sua identidade; ele sabe quem ele é em Cristo e quem ele é na carne. Ele conhece e reconhece suas fraquezas e, portanto, pode trabalhar melhor para superá-las. Ele sabe que é chamado por Deus e quais são os dons e ministérios que o Senhor lhe concedeu. Ele sabe qual é o nível e a extensão de sua autoridade; ele conhece seu exato lugar no plano geral de Deus; ele conhece seu lugar em sua igreja local.

De fato, o autoconhecimento é um princípio-chave para o desenvolvimento na liderança. Uma pessoa pode ter o chamado, mas se não tem desenvolvido o autoconhecimento, ela poderá retardar, prejudicar, atrofiar, ou paralisar seu crescimento espiritual e na liderança.

Um líder deve ser capaz de falar como Jesus – “eu sou” e “para isso fui enviado”. O líder deve saber quem é e qual é a sua missão ou chamado.