COMO SER UM DISCÍPULO DE CORAGEM

COMO SER UM DISCÍPULO DE CORAGEM

2 TIMÓTEO 4:6 – 8

Quais são as atitudes que cada um de nós precisamos tomar, para sermos bons cidadãos, bons cônjuges, bons líderes, bons profissionais, etc.. Deve ser nossa meta sermos discípulos de coragem! Paulo, estava avançado em idade, portanto vivendo os seus dias finais na terra, e Deus havia feito uma grande obra na vida dele. O apóstolo Paulo fazia parte de uma elite, pois era cidadão Romano com seus privilégios e ao mesmo tempo Judeu. Depois de sua conversão, Jesus o levantou como missionário aos gentios e foi um dos homens mais ousados da sua época, foi o maior plantador de igrejas, foi escritor e também pregou em toda Ásia maior e menor, e também na Europa. Pensando neste exemplo, é que compartilharemos este estudo.

  1. FÉ, ESPERANÇA E SEGURANÇA APENAS EM DEUS – VS.6

Quando o apóstolo Paulo fala que era chegado o tempo da sua partida, ele estava dizendo que iria morrer e estar eternamente com Cristo, para ele o viver era Cristo e o morrer era lucro, porém, tinha vontade de ficar na terra para ajudar as pessoas a crescerem na fé. Paulo afirmava, que a sua vida era para o Senhor, e o fato de viver servindo ao Senhor era visto por ele como sacrifício vivo, em adoração a Jesus. Fazendo um paralelo com a atitude de Paulo, compartilhe: Em 2018 como foi o seu engajamento na célula e na igreja local? Quantas pessoas você compartilhou acerca de Jesus?

  1. PAULO SOUBE FAZER UM DIAGNÓSTICO CORRETO DA SUA VIDA – VS.7

Combati o bom combate. Paulo está fazendo uma avaliação da sua experiência. Ele toma emprestada a expressão do esporte e a usa para falar de um lutador determinado, que teve um bom combate. Um bom atleta deve ter força, persistência e resistência, pois só vence aquele que está nesta dimensão. Um discípulo de coragem é aquele que coloca Jesus em primeiro lugar em sua vida (Mateus 6:33), zela pela sua casa, valoriza sua família, cria seus filhos nos princípios de Deus. Pensando nesta verdade comente:

a) Quais são as estratégias que Deus tem lhe dado e que você tem colocado em prática pensando no bem estar da sua família?

b) Em sua opinião, qual o melhor legado que os pais devem deixar aos filhos?

  1. PAULO CORREU E COMPLETOU A SUA CARREIRA – VSS. 7 e 8

Trabalho, sucesso, carro, viagens não é tudo na vida de uma família. Um discípulo de coragem é capaz de perseverar no essencial, de ministrar Cristo para sua família, não se distraindo com as futilidades do mundo (ex. mídias sociais) a ponto de interromper sua corrida, prejudicando o resultado final. A idéia que Paulo nos passa é de que estamos no meio de uma maratona, correndo para algum lugar e que para completarmos esta corrida precisamos de perseverança e fidelidade de propósito. Compartilhe: O que precisa ser redirecionado na sua vida para chegar ao final dela e dizer: Combati o bom combate e completei a carreira?

CONCLUSÃO

Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta (Hebreus 12:1 e 2). Um discípulo de coragem é aquele que diante de uma tarefa estabelecida, se esforça em cumpri-la. Não perde o foco, se mantem firme em priorizar a Deus. Paulo terminou vitorioso a corrida da sua vida, desenvolveu suas habilidades, agiu com responsabilidade. O trabalho foi feito! Ele obedeceu às regras, seguiu os estatutos e pela bondade de Deus, recebeu o prêmio! De forma semelhante, corramos a nossa carreira olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé, Jesus Cristo, nele somos mais que vencedores.