CONHECENDO O DEUS QUE HABITA EM MIM

Quem é o Espírito Santo para você? Infelizmente, para muitos cristãos, a pessoa e a obra do Espírito Santo são assuntos totalmente desconhecidos. Sem falar nos desvios doutrinários e teológicos que encontramos em muitas igrejas, no que se refere a esse assunto. Neste estudo, aprenderemos sobre a pessoa e a obra da terceira pessoa da Trindade, e compreenderemos a importância de nos relacionar com Ela (Espírito Santo).

1) O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA – O ensino bíblico de que o Espírito Santo é uma Pessoa pode ser visto nas qualidades que são atribuídas a Ele e que são próprias de uma pessoa: pensamento, sentimento, vontade, consciência própria e direção própria (I Coríntios 2:10-11; João 14:26; Romanos 8:27; Efésios 4:30). Também os atos do Espírito Santo confirmam a Sua Personalidade: Ele fala, clama, testifica, convence, ensina, intercede, guia (Apocalipse 2:7; Gálatas 4:6; Romanos 8:14,26).                                                                                                           

a) Compartilhe: como tem sido o seu relacionamento com o Espírito Santo? 

b) Quando você precisa tomar uma decisão profissional, familiar ou em qualquer área de sua vida, você pede a ajuda do Espírito Santo? Exemplifique.

2) ELE APLICA A OBRA REDENTORA EM NÓS – O teólogo J. I. Packer afirma de maneira categórica: “A obra do Espírito Santo é tão importante que, se não fosse pela Sua ação, não haveria Evangelho, nem fé, nem Igreja, nem Cristianismo no mundo.”. Ele é quem convence o homem do pecado (João 16:8). Nenhum pecador teria consciência do seu pecado nem chegaria ao arrependimento sem a obra do Espírito Santo. É ele quem nos convence do pecado e abre nossos olhos espirituais para enxergamos a Cristo como nosso Salvador. O homem é concebido em pecado, nasce com uma natureza inclinada ao pecado e não pode mudar a si mesmo. Só o Espírito Santo pode mudar as disposições íntimas da nossa alma e nos fazer uma nova criatura. Só o Espírito Santo pode nos dar um novo coração, uma nova mente e uma nova vida. Só pela obra do Espírito Santo o pecador pode ser regenerado, nascer de novo e fazer parte da família de Deus.

Você já nasceu de novo? Como foi essa experiência?

3) NÃO PODEMOS RESISTIR AO ESPÍRITO SANTO – Esse pecado contra o Espírito pode ser compreendido pelo modo como Estevão concluiu seu sermão diante dos anciãos de Israel: “Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo (Atos 7:51). O pecado daqueles homens não era um ato isolado, mas contínuo: resistir sempre ao Espírito Santo. Quando recusamos, de forma consciente, a vontade Divina transmitida pelo Espírito Santo mediante a Palavra de Deus, e por meio de Seu trabalho em nosso coração, estamos de forma clara e consciente resistindo ao agir do Espírito.                                                                  

a) No seu entendimento, quais são as outras formas de resistir ao Espírito Santo?

b) Em Atos 1:8, vemos que o Espírito nos deu poder para testemunhar. Você tem sido uma testemunha de Jesus onde Ele o tem colocado? Explique.

CONCLUSÃO                                                                                                      

A convicção dessas verdades devem nos sensibilizar, motivando-nos de tal forma que o nosso viver se dê em plena submissão a esta Pessoa maravilhosa que está entre Deus e o Seu povo, atuando e agindo para o nosso bem e para a glória de Deus. Como cristãos verdadeiros, devemos amar, obedecer e adorar ao Espírito Santo, que nos regenera para uma nova vida em Cristo Jesus, sustenta-nos, por nós intercede no decurso desta vida terrena e nos introduz na glória eterna.