NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA, CONTINUE!

Resultado de imagem para perseverar

NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA, CONTINUE!

Jeremias1:4-9; 20:7-11

Jeremias viveu num contexto histórico, político e religioso bem complicado. A corrupção moral havia alcançado toda a sociedade, e Deus o levantou para profetizar contra tudo isso, com o objetivo de gerar arrependimento. Os textos bíblicos que fundamentam este estudo ensinam as seguintes verdades:

1. DEUS ESCOLHEU VOCÊ. (1:5).

O fundamento do chamado de Deus em relação a nossa vida está diretamente relacionado à escolha dEle em usar cada um de nós. Isso implica que Ele colocou um ministério na nossa mão para edificar o Corpo de Cristo.

Qual o chamado de Deus para a sua vida? Em qual ministério você está envolvido?

2. DEUS ESCOLHE E INDICA A DIREÇÃO. (1:5b).

Deus escolheu Jeremias e designou profeta às nações. Jonas, por exemplo, sabia a direção que precisava ir (Nínive), ainda assim fugiu do seu chamado, mas Deus o levou até lá! Quais atitudes do nosso dia a dia demonstram que temos fugido do chamado de Deus?

3. DESCULPAS PARA NÃO REALIZAR O CHAMADO DE DEUS. (1:6).

Quando Deus chamou Jeremias, ele apresentou três desculpas, as quais são: falta de habilidade no falar, ser jovem e ter medo da cidade corrupta que enfrentaria. Precisamos entender que Aquele que escolheu e deu a direção, estará sempre conosco na execução daquilo que Ele nos confiou, como diz no v.8 – “Pois eu estou com você para protegê-lo.”.

Quais desculpas temos dado para não nos envolvermos com as coisas de Deus?

4. JOGANDO TUDO PARA CIMA. (20:7-9a).

A vida de Jeremias foi solitária: ele não se casou, foi perseguido pelos seus contemporâneos e não via os frutos do seu ministério. Por causa disso, decidiu abrir mão de tudo e entregar o ministério que Deus lhe confiou.

a) Em algum momento você já pensou em desistir?

b) Quais fatores o levaram a tomar essa decisão?

c) O que temos feito com os talentos que Deus nos deu?

5. UM FOGO QUE QUEIMA INTENSAMENTE! (20:9).

Jeremias estava cansado pelos anos de ministério sem fruto. O desânimo foi tanto, que ele disse para Deus que não pregaria mais a Sua Palavra! Porém, Deus respondeu ao desânimo de Jeremias, com um fogo interior profundo, intenso e poderoso, a tal ponto que ele não conseguia contê-lo!

Enquanto a pressão exterior abatia Jeremias, a “pressão divina” o incendiava! Não importa quais pressões esse mundo tem gerado em nós, Deus sempre gerará o “fogo que arde em nosso coração”, para que voltemos a realizar aquilo que Ele designou! Você não está sozinho! Vá e pregue, lidere uma célula, ajude em algum ministério, mas não tente mais conter o chamado de Deus para você!

Quais são os passos necessários para voltarmos a viver o chamado de Deus para nós?