CARTA À IGREJA EM ESMIRNA

Resultado de imagem para cruz

CARTA À IGREJA EM ESMIRNA

Apocalipse 2:8-11

O contexto em que viviam os crentes da Igreja em Esmirna era de sofrimento, perseguição, pobreza, calúnia e risco de morte, mas, mesmo diante de tanta adversidade, foi uma igreja fiel a ponto de receber elogios de Cristo. Procurando fazer um paralelo entre as situações vivenciadas pela igreja de Esmirna e nós, Igreja dos dias atuais, compartilharemos este estudo.

1) Uma igreja fiel a Cristo em uma cidade fiel a Roma (V. 9) – De todas as cidades orientais, Esmirna era a mais fiel a Roma. Ela foi a primeira cidade a construir um templo à deusa Roma. Para a igreja dessa cidade, Jesus disse: “Sê fiel até a morte!”. Pensando nisso, compartilhe: Até onde vai a sua lealdade (a Deus, ao cônjuge, aos pais, à igreja, aos ministérios, aos negócios [pagamento das dívidas], etc.)? Como ser um crente fiel em tempos de prova?

2) Uma igreja pobre numa cidade rica (V. 9) – Esmirna era rival de Éfeso. Era uma cidade comercial, onde ficava o principal porto do continente. Era considerada a mais bela cidade da Ásia Menor, pois as construções eram de arquitetura esplendorosa, e por isso era considerada o ornamento, a coroa e a flor da Ásia. Era o lugar da realeza. Tinha templos suntuosos dedicados a deuses pagãos. A cidade era rica, mas a igreja cristã era pobre. Você aceitaria participar da Igreja em Esmirna? Em sua opinião, o que faz as pessoas buscarem a igreja que é “a crista da onda” ou seja, a moda do momento?

3) A tua pobreza (mas tu és rico) (V. 9) – Por serem pobres, possivelmente os cristãos de Esmirna sofriam discriminação por causa da fé. Provavelmente, tivessem sacrificado seus recursos em prol do evangelho, ajudando os irmãos necessitados. Mas o que entendemos que Jesus estava dizendo, é que a pobreza material não tem importância quando há riqueza espiritual. Para você, qual é a maior riqueza de um ser humano? (Mateus 16:26)

4) Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (…) O vencedor de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte. (V. 10-11). Comente:

a) O que é ser fiel até a morte?

b) Quem é o vencedor?

c) O que é a segunda morte? (Apocalipse 21:6-8)

Conclusão

Jesus espera fidelidade da Sua Igreja, no testemunho, na família, nos negócios, na fé. Não negocie o relacionamento com o Senhor pelas riquezas desta terra. Seja fiel a Jesus, ainda que isso lhe custe seu namoro, seu emprego, seu sucesso, seu casamento, sua vida. Jesus diz que aqueles que são perseguidos por amor a Ele são bem-aventurados (Mateus 5:10-12). Aqueles que forem fiéis no pouco, serão recebidos pelo Senhor com honras: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”. ( Mateus 25:21)