ATÉ ONDE ME IMPORTO?

Resultado de imagem para bandeira do Brasil
ATÉ ONDE ME IMPORTO?

Neemias 2:17-20

 

Uma pessoa pode fazer uma grande diferença neste mundo, se tiver o conhecimento de Deus e, verdadeiramente, confiar nEle.

A fé é decisiva, sendo assim, podemos fazer diferença no mundo em que vivemos, buscando a manifestação da glória de Deus. Martinho Lutero, o reformador do século XVI, falando sobre a fé, declarou: “A fé é uma confiança viva e ousada na graça de Deus. É tão certa e segura, que podemos colocar a nossa vida em jogo, mil vezes por ela.”.

Essa reflexão nos leva a perceber que um homem não pode mudar uma nação, mas acreditamos em um Deus que pode usar um homem para mudar a história de um povo. Deus fez isso usando Neemias, por isso, neste estudo, compartilharemos algumas verdades relevantes à nossa vida.

 

  • RECONHECER O CAOS DA NOSSA HISTÓRIA – VS. 17a

Neemias, quando soube da situação de destruição de Jerusalém, entristeceu-se e chorou, mas também orou, jejuou e trabalhou. De forma semelhante, temos visto uma situação miserável no Brasil, fomos atingidos por uma crise moral que resulta na degradação total da família e dos nossos princípios de fé. Em sua opinião, o que deve ser feito no Brasil para que haja uma situação de restauração como aconteceu em Jerusalém?

 

  • DETERMINAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO – VS. 17b

Vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio.” Nenhuma mudança se faz sozinho, o envolvimento de todos cria uma onda tão forte, que ninguém a segura. Em sua opinião, tem faltado determinação e unidade no meio do povo cristão, para que haja transformação da crise que o Brasil tem vivenciado? (Exemplos: zombam de Deus, defendem o aborto, disseminam contenda, apoiam o ensino de ideologia de gênero às nossas crianças, etc.)

 

  • CRER NA PROMESSA QUE VEM DE DEUS – Vs. 18a

Neemias tinha convicção da ação de Deus, pois declarou: “E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo […]”. Jesus disse: “Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23). Pensando na relevância de crer nas promessas de Deus, leia Mateus 17:20 e compartilhe: O que significam as montanhas que são movidas pela fé?

 

  • ENGAJAMENTO TOTAL E POSIÇÃO FIRME – Vs. 18b

“Disponhamo-nos e edifiquemos.” Uma das piores atitudes do ser humano é a inércia, são pessoas que não têm iniciativa, caem no conformismo com frases do tipo: Já foi pior antes. Ou, será que é possível uma mudança mesmo? O versículo 18b diz que fortaleceram as mãos para a boa obra. Pensando em nossa atitude, como igreja e como célula, como podemos nos engajar e o que podemos realizar, para ver a reedificação dos valores cristãos, no meio em que vivemos? (Exemplos: família, trabalho, escola, etc.)

 

CONCLUSÃO

Não importa a dificuldade da tarefa e nem a intensidade da oposição, sejamos sempre perseverantes e determinados em tudo o que nos dispusermos a realizar para Deus. Precisamos sempre crer e acreditar: É cedo demais para desistir!