DA MONTANHA PARA O VALE

Imagem relacionada

DA MONTANHA PARA O VALE

1 Reis 19: 1-21

 

O ideal é sair do vale para a montanha, mas a nossa vida é marcada por extremos, e nem todo tempo estaremos no topo. Às vezes, descemos ao vale das dificuldades. Neste estudo, veremos como lidar quando a crise se instala, a partir das seguintes verdades, baseadas na vida de Elias, as quais são:

 

  1. FOCAR NAS CIRCUNSTÂNCIAS – VS. 3

Jezabel decide vingar a morte dos seus profetas e jura que mataria Elias. Ao saber dessa notícia, ele foge com medo, porque olhou para as circunstâncias ao invés de focar no poder de Deus que se manifestou tantas vezes em sua vida. Pensando nisso:

a) O que o medo pode produzir em nós?

b) Como podemos superar o medo?

 

  1. ISOLAR-SE – VS. 3-4

Elias isolou-se diante das dificuldades. Quando agirmos como ele, não teremos ninguém para compartilhar a nossa carga (Gálatas 6:2). Talvez o vale seja tão grande, que tomamos decisões arbitrárias, como deixar de ir para a célula, abrir mão do ministério e até mesmo deixar de congregar. Não importa o que esteja acontecendo, não se isole! Procure por irmãos(ãs) maduros na fé para auxiliá-lo(a) nesse tempo de provação.

a) Quais os benefícios de compartilhar o que nos sufoca?

b) O que a célula representa para você?

 

  1. APRECIAR A GRAÇA DE DEUS – VS. 5-9

Independentemente do vale em que estamos, Deus nos assiste com Sua graça diariamente. Em toda a história bíblica, Deus sempre interveio, por meio de um libertador, como por exemplo, Moisés, mas de maneira definitiva enviou Jesus! Por isso não esqueça: Deus sempre vem em socorro do Seu povo!

a) Por qual montanha você já passou e por qual vale já desceu?

b) Compartilhe como você percebeu a manifestação da Graça de Deus nesses momentos.

 

CONCLUSÃO

Altos e baixos fazem parte da vida cristã, mas o que faz a diferença é saber que o Senhor está presente em todos os momentos, portanto, entregue tudo nas mãos dEle, confie e descanse, pois Deus é contigo!