UM CAMINHO SOBREMODO EXCELENTE

Resultado de imagem para sucesso

UM CAMINHO SOBREMODO EXCELENTE

1º Coríntios 12:27-31 e 13:1-8

Somos chamados a colocar em “xeque” e a confrontar nossa motivação em servir a Deus. Qual o caminho sobremodo excelente que Paulo observa nesta carta? Qual o relacionamento que queremos com Deus? Você que é líder de célula, ou daqueles que estão envolvidos nos ministérios da nossa igreja, qual a motivação do nosso coração em servi-lO? De acordo com o texto, há 3 tipos de religiosos que estão em nosso meio, por isso, neste estudo, vamos entender como devemos servir a Deus e qual deve ser a motivação correta do nosso coração.

 

1) RELIGIOSO EMOTIVO – (1º Coríntios 13:1)

No vs. 1 encontramos a expressão “…línguas dos homens e dos anjos…”, essas são experiências sobrenaturais que muitas pessoas podem até vivenciar, mas na atualidade, muitos cristãos estão buscando apenas a experiência, que é um evangelho pautado em conquistas de bens materiais e dons que se destacam. Sabemos que a emoção faz parte do relacionamento com Deus, porém, a falta de equilíbrio gerará pessoas que se acham mais espirituais que outras por conta das experiências vividas. As pessoas que são movidas pela emoção só farão algo para Deus quando sentir vontade e não são movidas pelo amor a Ele.

a) Pensando nisto compartilhe: Qual é a motivação do seu coração em servir a Deus?

b) Você já esteve participando de algum ministério e deixou de servir? Por quê?

c) O que você pensa de pessoas que não suportam outros que não tiveram as mesmas experiências sobrenaturais? (1º Coríntios 13:4 e 5)

2) RELIGIOSO RACIONAL – (1º Coríntios 13:2)

No versículo 2, o Apóstolo Paulo diz que é possível alguém profetizar (pregar a Palavra); Conhecer mistérios, ou seja, ter um conhecimento sobrenatural maior do que o conhecimento de outras pessoas; Conhecer toda ciência, portanto, são pessoas que têm excelente formação acadêmica, e ainda ter uma grande fé mas sem a motivação do amor. Normalmente, quem tem muito conhecimento de ciência, desenvolveu excelente habilidade racional por meio de muitos estudos acadêmicos. Muitas dessas pessoas se vangloriam e sentem-se superiores por conta dos seus títulos, e até pensam que Deus só vai usar aqueles que forem muito estudados. a) Como você vê essa questão? Quem são as pessoas que Deus usa?

b) Comente: O religioso racional busca se autopromover por meio de seus conhecimentos. Normalmente são pessoas impacientes e cheias de justiça própria com os novos convertidos pelo pouco conhecimento bíblico que possuem. (1º Coríntios 13:5 e 6).

 

3) RELIGIOSO EGOCENTRICO – (1º Coríntios 13:3)

O Egocêntrico é capaz de pegar todas as suas posses e distribuir às pessoas carentes e por fim se entregar para ser queimado por uma determinada causa. Mas o que o leva a realizar isto não é amor a Deus e nem ao próximo. A motivação é a vanglória, é capaz de morrer crendo que o seu nome será lembrado e venerado. Este tipo de religioso só realizará algo com a motivação de receber “tapinhas nas costas”, irá se ofender se outros forem reconhecidos e elogiados e ele não. Como você vê a atitude de pessoas que deixaram de servir a Deus porque não se sentem reconhecidas? (1º Coríntios 13:4)

CONCLUSÃO:
O que é um caminho sobremodo excelente neste estudo? A resposta é o amor!

Jesus é o amor!  Se substituirmos a palavra “Amor” por Jesus, teremos outro tipo de leitura do texto; há pessoas que só empreendem algo para Deus se sentirem vontade, mas Jesus não sentiu vontade de se entregar por nós, Ele disse: Pai, se possível passe de mim este cálice, todavia não se faça a minha, mas a Sua vontade.

Não podemos servir a Deus como o religioso racional, pois Jesus que é conhecedor de toda a ciência se humilhou, tornando-se um de nós; se entregou na cruz por amor a nós! Mesmo tendo toda a glória no céu, a deixou e se entregou para glorificar ao Pai e libertar a nós, Ele não pensou em si, ou seja, não foi egocêntrico. Portanto a motivação de realizarmos qualquer coisa para Deus deve ser o amor a Ele e ao próximo, pois é isso que vai transpor a eternidade.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.