O VERDADEIRO CRESCIMENTO

Resultado de imagem para crescimento da igreja
COMO TER CRESCIMENTO EXPLOSIVO?

At.13.13 e 15.36

O crescimento pode acontecer de duas maneiras: Por ADIÇÃO ou por MULTIPLICAÇÃO. O líder que quer ter um crescimento apenas de adição deve se esforçar para buscar e liderar novas ovelhas; mas o líder que quer ter um crescimento de multiplicação deve buscar e liderar novos líderes.

 

NÃO PROCURE APENAS TER OVELHAS, PROCURE TER LÍDERES.

A força de suas células não depende tanto das ovelhas que você tem, mas dos líderes que você formou. Quanto melhor forem os líderes que você desenvolver, maior a quantidade e a qualidade de seus liderados.

 

“Alguns líderes querem fazer apenas seguidores. Eu quero fazer líderes. Mas não só quero fazer líderes, e sim líderes de líderes, e depois, líderes de líderes de líderes”. (Dale Galloway)

 

Se você investir em líderes não haverá limites para o crescimento de suas células e assim você chegará a uma nova estrutura de célula.

  

SE VOCÊ PENSA GRANDE CONCENTRE-SE APENAS EM ALGUMAS PESSOAS

 

Dizem que 90% de todos os líderes trabalham para juntar seguidores ao invés de formar líderes, com isso estão apenas adicionando pessoas e não multiplicando pessoas.

 

“Se você deseja fazer alguma coisa realmente grande que envolva muitas pessoas, você precisa concentrar seu foco em apenas algumas pessoas”.  (John Maxwell)

 

LÍDERES QUE REÚNEM SEGUIDORES VERSUS LÍDERES QUE DESENVOLVE LÍDERES

Existem 7 diferenças principais entre líderes que se  concentram  em  reunir  seguidores  e líderes que se dedicam a desenvolver outros líderes.

 

1-LIDERES QUE REÚNEM SEGUIDORES QUEREM SE SENTIR NECESSÁRIOS. LÍDERES QUE DESENVOLVEM LÍDERES QUEREM SER SUBSTITUÍDOS.

Existem líderes que tem o ego muito forte e quer que as pessoas dependam dele para tudo o que precisam. Paulo desenvolveu líderes como Timóteo, Tito e Silas os quais eram capazes de levar a obra adiante quando ele não estivesse mais presente.

2-LÍDERES QUE REÚNEM SEGUIDORES SE CONCENTRAM NAS FRAQUEZAS DAS PESSOAS. LÍDERES QUE DESENVOLVEM LÍDERES CONCENTRAM-SE EM SEUS PONTOS FORTES.

Os líderes ineficientes se concentram nas fraquezas de seus seguidores. Paulo não ressaltava as fraquezas de Timóteo, mas o encorajava a crescer em cima de seus pontos fortes e desenvolver o seu potencial. 2 Tm. 1.6.

3-LÍDERES QUE REÚNEM SEGUIDORES SE CONCENTRAM NOS 20% MAIS PROBLEMÁTICOS. LÍDERES QUE DESENVOLVEM LÍDERES CONCENTRAM-SE NOS 20% MAIS CAPAZES.

Os líderes de crescimento explosivo se concentram nos melhores líderes em potencial. Os líderes de apenas seguidores se concentram nas pessoas mais difíceis que só querem receber e nunca dão nada. Paulo ensinou e amou todas as pessoas, mas concentrou sua atenção nos melhores líderes que o ajudavam a cuidar de outras pessoas.

4-LÍDERES QUE REÚNEM SEGUIDORES TRATAM A TODOS DO MESMO MODO. LÍDERES QUE DESENVOLVEM LÍDERES TRATAM AS PESSOAS INDIVIDUALMENTE.

Paulo não levou o maior número de pessoas possível nas viagens missionárias. Ele não chamou todos para liderar as igrejas que ele fundou. Ele tratava cada pessoa que encontrava de acordo com os seus dons, habilidades e disposições para crescer. Como líderes de célula, devemos fazer a mesma coisa.

5-LÍDERES QUE REÚNEM SEGUIDORES GASTAM SEU TEMPO. LÍDERES QUE DESENVOLVEM LÍDERES INVESTEM SEU TEMPO.

Paulo considerava o tempo que passava com as pessoas como um investimento, mas, se por um acaso não via retorno, como no caso de João Marcos que desistiu da viagem antes de chegar a Antioquia ele hesitava em continuar investindo na pessoa. At. 13.13 e 15.37-40.

6-LÍDERES QUE REÚNEM SEGUIDORES PEDEM POUCO COMPROMISSO. LÍDERES QUE DESENVOLVEM LÍDERES PEDEM UM GRANDE COMPROMISSO.

A liderança exige sacrifício, e sacrifício exige compromisso. Jesus pediu compromisso das pessoas e escolheu entre elas seus discípulos. Paulo comprometeu a sua vida em sua missão e aqueles que o seguiam também fizeram o mesmo.

7-LÍDERES QUE REÚNEM SEGUIDORES IMPACTAM SUA GERAÇÃO. LÍDERES QUE DESENVOLVEM LÍDERES IMPACTAM AS FUTURAS GERAÇÕES.

Quando lideramos pessoas que não respondem a visão que temos, impactamos apenas elas mesmas; mas quando lideramos líderes, impactamos aqueles que eles lideram, os quais por sua vez impactaram as futuras gerações.

EXEMPLO: Das gerações de discípulos, da 1° á 7° geração.

CONCLUSÃO:

E preciso um bom líder para reunir um grande grupo de seguidores ocasionais. Mas é preciso ser um grande líder, capaz de liderar outros líderes. É assim que alcançaremos novos níveis em nosso crescimento e teremos uma multiplicação em vez de apenas uma adição.