O crescimento da célula

Resultado de imagem para maturidade

crescer.jpg
O crescimento da célula

Atos 2.47; 5.14; 6.7

O crescimento da célula é algo desejado por todos os que lideram e movem-se no Reino de Deus. Ver a célula crescer é um profundo desejo tanto dos liderados quanto do líder. Mas, surge uma pergunta: O que fazer para que a célula cresça? Onde eu me enquadro para ser participante ativo desse crescimento? Qual a minha função no corpo de Cristo?

É contra a natureza da célula você ter um membro do seu corpo que não funciona, cada membro foi colocado lá para que ele supra uma necessidade, ele não pode ficar parado.

Quais São as Marcas de Uma Célula Que Cresce?

 

1. UMA CÉLULA QUE CRESCE É UMA CÉLULA QUE ORA.

A oração é uma das chaves para o crescimento da célula.

Esta igreja ora quando vem a perseguição (At 4.23,24).

“Uma vez soltos (Pedro e João), procuraram os irmãos e lhes contaram quantas coisas lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo que neles há.”  Atos 4.23-24

Esta igreja ora para que Deus conceda ousadia para pregar o evangelho (At 4.29).

“Agora, Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra.”  Atos 4.29

Esta igreja ora no poder do Espírito Santo (At 4.31).

 “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”  Atos 4.31

Por isso é de suma importância que todas as células tenham um momento de oração no inicio reunião, 10 minutos de oração.

O que orar?

  • Pelos perdidos.
  • Por nossos alvos.
  • Pela multiplicação de nossas células.
  • Por nossas lideranças.
  • Pelos enfermos.

 

2. UMA CÉLULA QUE CRESCE É AQUELA QUE TEM UMA LIDERANÇA MADURA E EFICIENTE.

  •  Tem uma liderança escolhida por Deus. (At 6.6; 13.2-4)
  • Tem uma liderança que sabe o que fazer e para onde vai (At 5.1-11).
  • Tem uma liderança cheia do Espírito ((At 6.3).

 

“Escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria…”  Atos 6.3

Um líder bem sucedido irá ao trabalho junto com seus liderados se for necessário quando as coisas estão difíceis ou quando os liderados encontram-se sob extrema pressão inimiga.

Tal líder sabe se arriscar sendo servo de seu liderado. Contudo, ao liderar pelo exemplo, manterá a motivação da equipe.

O líder maduro é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade.

Nos termos mais simples, um líder maduro é aquele que sabe onde ele quer ir, e levanta, e vai.

Líderes maduros fazem as pessoas sentir que elas estão no centro das coisas, e não na periferia. Cada um sente que ele ou ela faz a diferença para o sucesso da organização. Quando isso acontece, as pessoas se sentem centradas e isso dá sentido ao seu trabalho.

 

3. UMA CÉLULA QUE CRESCE É UMA CÉLULA VISIONÁRIA.

 Visão missionária.

At 8.4,14,25. 4 Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. 14 Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. 25 Tendo testemunhado e proclamado a palavra do Senhor, Pedro e João voltaram a Jerusalém, pregando o evangelho em muitos povoados samaritanos.

Tem preocupação em alcançar os não-alcançados.

Rm 15:20 Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro.

Visão social.

At 4. 34 Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda 35 e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um. 36 José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador 37 vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos.

A igreja primitiva era uma igreja profundamente sensibilizada com as necessidades de seus membros.

Visão orgânica.

1 Co 12: Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. 14 O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos. 15 Se o pé disser: “Porque não sou mão, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 16 E se o ouvido disser: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. 1Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. 19 Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Assim, há muitos membros, mas um só corpo. 21 O olho não pode dizer à mão: “Não preciso de você!” Nem a cabeça pode dizer aos pés: “Não preciso de vocês!” 22 Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, 23 e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, 24 enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, 25 a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. 26 Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. 27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Eles viviam como um corpo. Sabiam suas funções nesse corpo e as desempenhavam em sujeição e submissão uns aos outros.

O maior patrimônio de uma nação é o espírito de luta de seu povo e a maior ameaça para uma nação é a desagregação desse espírito.

 

4. UMA CÉLULA QUE CRESCE É AQUELA ONDE OS DONS ESPIRITUAIS SÃO EXERCIDOS LIVREMENTE.

 Existem oito listas de dons espirituais no Novo Testamento, com um total de cerca de 27 dons. A Bíblia não diz que estes são todos. Com certeza existem muito mais dons do Espírito. Eis alguns: Palavra da Sabedoria, Palavra do conhecimento, Discernimento de Espírito, Fé, Curas, Milagres, Línguas, Profecia, Interpretação, Ensino, Exortação, Serviço, Hospitalidade, Contribuição, Misericórdia, Pastor, Administração, Liderança, Socorro, e muitos outros.

Vemos todos estes dons sendo manifestados na igreja primitiva (At 4.30; 3.2-9; 2.4; 4.36,37; 6.4).

Todos os dons de Cristo são como ele mesmo: espirituais e celestiais. Thomas Brooks.

Os dons espirituais não são brinquedos; são ferramentas do Espírito para que a obra de Deus seja feita com eficiência. G. Raymond Carlson.

Dons espirituais não são prova de espiritualidade. Samuel Chadwic.

Você não pode ter os dons de Cristo sem ter o governo de Cristo. A. Lindsay …

CONCLUSÃO

Esta célula é uma célula que ora? É uma célula que tem uma liderança madura e cheia do Espírito? É uma célula que tem visão? É uma célula onde os dons espirituais são livremente exercidos para sua edificação? Se sim, isto já é um começo!!!!!