Crescendo com seus discípulos

Resultado de imagem para crescendo
Resultado de imagem para crescendo
TEXTO – 2 Reis 13.14-19

Ora, Eliseu estava sofrendo da doença da qual morreria. Então Jeoás, rei de Israel, foi visitá-lo e, curvado sobre ele, chorou gritando: “Meu pai! Meu pai! Tu és como os carros e os cavaleiros de Israel! ” 15 E Eliseu lhe disse: “Traga um arco e algumas flechas”; e ele assim fez. 16 “Pegue o arco em suas mãos”, disse ao rei de Israel. Quando pegou, Eliseu pôs suas mãos sobre as mãos do rei 17 e lhe disse para abrir a janela que dava para o leste e atirar. O rei o fez, então Eliseu declarou: “Esta é a flecha da vitória do Senhor, a flecha da vitória sobre a Síria! Você destruirá totalmente os arameus, em Afeque”.18 Em seguida Eliseu mandou o rei pegar as flechas e golpear o chão. Ele golpeou o chão três vezes e parou. 19 O homem de Deus ficou irado com ele e disse: “Você deveria ter golpeado o chão cinco ou seis vezes; então iria derrotar a Síria e a destruiria completamente. Mas agora você a derrotará somente três vezes”.

 

INTRODUÇÃO

Esse texto fala da experiência entre o profeta Eliseu e o rei Jeoás, e que hoje podemos aplicar em nossa vida como discípulos e discipuladores.

1. SE VOCÊ QUER APRENDER, OBEDEÇA ÀS INSTRUÇÕES DO SEU INSTRUTOR. (LÍDER)

Daquele que está lhe ensinando. Obedeça às orientações do seu líder pastoral, do seu pai e de sua mãe espiritual dentro da estruturada de sua igreja local da qual você está inserido.

2. NUNCA DESPREZE ALGO QUE O SEU LÍDER QUER LHE ENSINAR.

Se alguém quiser lhe ensinar alguma coisa que você já sabe, prontifique-se humildemente a aprender, pois há sempre um ângulo novo que pode ser acrescentado ao nosso aprendizado. Nenhum ser humano é onisciente, ninguém sabe tudo de maneira completa.

3. SE VOCÊ QUER ENSINAR ALGUMA COISA AO SEU DISCÍPULO, É NECESSÁRIO QUE ANTES VOCÊ TENHA DOMÍNIO, CONHECIMENTO, SEGURANÇA DAQUILO QUE VOCÊ VAI ENSINAR.

Há muitos imaturos querendo ensinar sobre o que não tem domínio ou autoridade.

Só posso aprovar aquilo no qual fui aprovado.

Há muitos querendo falar às famílias, quando sua própria família está toda desmantelada, querendo ensinar sobre oração, quando ela mesma não ora. Sobre discipulado, quando anda deixando rastros de abandono, sobre Reino de Deus, quando, na realidade, está edificando seu próprio reino e  etc.

4. SE VOCÊ QUER QUE SUA INSTRUÇÃO SEJA EFICAZ, PRATIQUE COM O SEU DISCÍPULO.

A imitação, o modelo é fundamental para o aprendizado.

Como é que o seu discípulo vai poder crescer se você não estuda a Bíblia com ele, não ora com ele, não sai para evangelizar com ele? Temos que consolidar a Visão de Deus a partir do exemplo e não através de um discurso!

5. SE VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE A INSTRUÇÃO QUE ESTÁ RECEBENDO, PERGUNTE NOVAMENTE.

Essa foi uma grande falha do rei Jeoás. Não perguntou quantas flechas podia atirar.

Se você não sabe que decisão vai tomar naquela área, pergunte. Se tem dúvida, pergunte.

OBS. Muitas vezes os liderados não perguntam porque são coagidos pelos líderes, são tachados de limitados e sem valor (este não é o caso do texto, mas serve como um alerta). Um líder que governa com “punhos de ferro” nunca possuirá a verdadeira paz ou frutificação naquilo que faz… uma hora ou outra, ele será tragado pelo seu próprio estilo de liderança. Muitas organizações andam sob ameaça porque, nitidamente discursam uma coisa e vivem outra… tudo isso tem prazo de validade. “Reflita sobre seu estilo de liderança!!!!! ”  

6. SE VOCÊ QUER SOLUÇÕES PARA OS SEUS PROBLEMAS, PROCURE IR À PESSOA CERTA.

  • Rei Jeoás correu para o profeta.
  • Foi ao homem de Deus.
  • A maior autoridade neo testamentária aqui na terra é Jesus e o mesmo delegou esta autoridade aos líderes, pastores etc.

CONCLUSÃO

“Deus dotou você de capacidade e de poder de decisão. Você tem um grande potencial. Seja sempre disponível sabedor que Deus está no supremo comando de todas as coisas”.

Autor: Pr Andre LDA

Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.