Discipulando

Resultado de imagem para discipulando

A Visão Celular é uma Visão de relacionamento!!
O discipulado leva o povo ao compromisso com resposta. Vamos restaurar a linguagem do discipulado, não permitindo que seja usada fora do contexto, para que, quando as pessoas disserem que estão sendo discipuladas, possam dessa forma expressar-se corretamente, ou pelo menos, da forma mais apropriada do significado real da palavra, segundo o modelo de Jesus.

1. Discipulado é intimidade

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade…” (Jo 1:14)

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.” (Jo 14:16)

Precisamos voltar aos Princípios Bíblicos, pois eles são eternos. Jesus está trazendo a Sua Igreja ao discipulado novamente. Ao vir a Terra e nos salvar, Ele morreu, ressuscitou e decidiu morar dentro de nós.

Jesus habita dentro de nós. Este é um ato que nos consolida diariamente. O discipulado de Jesus é: fazer morada. Este é o discipulado do Mestre: gerar intimidade de morada, conhecer a nossa morada e Se fazer conhecido por nós.

Muitas vezes, no corre-corre do dia a dia, muitos discipuladores não conhecem a casa dos discípulos, mas creio que se esforçarão para parecer com Jesus. É muito importante que o discipulador conheça onde mora o discípulo, porém, para o discípulo, isso não pode ser motivo para criar argumentos dizendo que o seu discipulador não o ama por causa disso.

2. Discipulado é abrir portas

“Voltando-se Jesus e vendo que O seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-Lhe eles: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com Ele; era cerca da hora décima.” (Jo 1:38-39)

Faça o seu papel de discipulador. Sente-se à mesa com seus discípulos. Discipulado é abrir as portas para relacionamento. Discipulado é caminhar lado a lado. Se as pessoas não conhecem a sua casa porque você fecha a porta, significa que há coisas em sua vida que elas não podem saber. Então, resolva-se. Ter discípulos fala de caminhar de portas abertas, de relacionar-se. Quem não se relaciona não pode fazer discípulo.

Não deixe que por uma situação mal resolvida entre você e o seu discípulo ou entre o seu discípulo e você, a palavra discipulado seja queimada. Faça bom uso da palavra e dos ensinamentos do Mestre, o Melhor discipulador da história. A palavra discipulado não é para ser usada só na fala, mas na prática. Os discípulos precisam se sentir amados.

3. Discipulado é frutificar

“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (Jo 15:8)

No Salmo 1, a Palavra diz que o justo é como árvore frutífera que dá o fruto na estação própria, cujas folhas não murcham. As folhas são as células (Ap 2:2). A árvore busca água no rio através da raiz, mas para isso não muda de ambiente. Assim, você e os seus discípulos precisam ser. Vocês precisam ir buscar água onde ela estiver, mas sem sair do lugar em que estão plantados e ali FRUTIFICAR.

Esta é a visão do discipulado: Frutificar onde está plantado, gerando relacionamento, sem gastar a palavra discipulado de forma desnecessária.

4. Discipulado é prática

“Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a Sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os Seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (Jo 13:1)

Se o discipulador é coerente, ele sempre consolida o ministério do discípulo através de reuniões, Macrocélulas, aconselhamentos, etc. Discipulado é prática, e todo líder que investe em seus discípulos alcança um discipulado com resposta, pois todo discipulado trabalha por uma resposta. Em todo o ministério de Jesus, vemos o Mestre andando junto com os Seus discípulos, ensinando-os e comissionando-os. Ele os amou e investiu na vida de cada um deles.

O lugar que amamos é o lugar no qual sentimos prazer de ficar. Faça com que seus discípulos sintam-se amados. Gere relacionamento com eles, cumprindo cada um dos passos acima. E chegará um momento em que o relacionamento no discipulado se tornará um estilo de vida para você e para os seus discípulos.