O que fazer nos momentos mais difíceis?

Imagem relacionada

Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade.
Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho.
Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros.
Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças.
As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã de Jezreel, e Abigail de Carmelo, a que fora mulher de Nabal.
Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.
Então Davi disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: “Traga-me o colete sacerdotal”. Abiatar o trouxe a Davi,
e ele perguntou ao Senhor: “Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? ” E o Senhor respondeu: “Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros”.
Davi e os seiscentos homens que estavam com ele foram ao ribeiro de Besor, onde ficaram alguns,
pois duzentos deles estavam exaustos demais para atravessar o ribeiro. Todavia, Davi e quatrocentos homens continuaram a perseguição.
Encontraram um egípcio no campo e o trouxeram a Davi. Deram-lhe água e comida:
um pedaço de bolo de figos prensados e dois bolos de uvas passas. Ele comeu e recobrou as forças, pois tinha ficado três dias e três noites sem comer e sem beber.
Davi lhe perguntou: “A quem você pertence e de onde vem? ” Ele respondeu: “Sou um jovem egípcio, servo de um amalequita. Meu senhor me abandonou quando fiquei doente há três dias.
Nós atacamos o Neguebe dos queretitas, o território que pertence a Judá e o Neguebe de Calebe. E incendiamos a cidade de Ziclague”.
Davi lhe perguntou: “Você pode levar-me até esse bando de invasores? ” Ele respondeu: “Jura, diante de Deus, que não me matarás nem me entregarás nas mãos de meu senhor, e te levarei até eles”.
Quando ele levou Davi até lá, eles estavam espalhados pela região, comendo, bebendo e festejando os muitos bens que haviam tomado da terra dos filisteus e de Judá.
Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até à tarde, e nenhum deles escapou, com a exceção de quatrocentos jovens que montaram em camelos e fugiram.
Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres.
Nada faltou; nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo.
E tomou também todos os rebanhos dos amalequitas, e seus soldados os conduziram à frente dos outros animais, dizendo: “Estes são os despojos de Davi”.
Então Davi foi até os duzentos homens que estavam exaustos demais para segui-lo e tinham ficado no ribeiro de Besor. Eles saíram para encontrar Davi e os que estavam com ele. Ao se aproximar com seus soldados, Davi os saudou.

1 Samuel 30:1-21

3 Coisas que Davi fez nos momentos difíceis: são três segredos que Davi usou para alcançar a vitória nos momentos difíceis.

1. Adoração

“… Porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus”.
Isso é verdadeira adoração.

Adoração não é só cantar, mas é saber usufruir dos recursos infinitos do amor de Deus através de uma busca profunda na presença do Senhor.

Muitas vezes é criada uma dependência mórbida no homem, colocando a confiança no homem ao invés de correr para o Senhor e se reanimar nEle e se fortalecer nEle. Esse é o maior dos segredos – Intimidade com Deus, comunhão profunda com Jesus.

2. Oração
“Então consultou Davi ao Senhor…”
Tire tempo para buscar a Deus, para orar, para buscar a orientação de Deus para toda e qualquer situação da sua vida.  – E como Ele nos responde? – De muitas formas, mas todas essas formas devem testificar com a palavra e devemos ter a paz de Cristo em nossos corações.

Devemos lembrar que a oração deve ser um diálogo, devemos conversar com Deus, pergunte a Deus a o que Ele acha sobre determinada situação, leia a Bíblia durante a oração, não chegue apenas com uma lista de pedidos, mas fale com Deus.

3. Determinação

Determinação em obedecer a Deus
Determinação em ajudar os necessitados

Experimente tirar os olhos de si mesmo e olhar para as necessidades dos outros. Com uma atitude de fé e confiança que Deus já resolveu o seu problema saia buscando ajudar os outros a resolverem os seus problemas.

Determinação na compaixão pelos exaustos

Precisamos ser compassivos e ajudar os que estão cansados, aqueles que não estão conseguindo acompanhar o pique, que muitas vezes erram. Temos que ter compaixão.

Observe que há uma mesma palavra nessas três palavras que é AÇÃO!

Tem que ter uma AÇÃO de fé na adoração, na oração e na determinação!

Precisamos saber que temos recursos infinitos dentro de nós, para suprir qualquer necessidade, para vencer qualquer desafio porque Ele – Jesus –  mora em nós e maior é Ele que mora em nós do que aquele que está no mundo. Aleluia!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.