DISCIPULADO COM PROPÓSITO

Resultado de imagem para DISCIPULADO

Mateus 28:19 – “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

  • O QUE É DISCIPULADO?
  • COMO DISCIPULAR?

O QUE É O DISCIPULADO?

É o relacionamento entre um mestre e aprendiz baseado em um modelo que é Cristo. Por ele o mestre reproduz no aprendiz a plenitude da vida que há em Cristo, capacitando o aluno a treinar outros para que também ensinem novos discípulos.

Esse relacionamento liga a pessoa à cadeia de autoridade existente na igreja. Assim, os discípulo é acompanhado em seu processo de crescimento e ajudado a confirmar a sua vida com o propósito de Deus, como também a se encaixar na vida da igreja.

O QUE É SER UM DISCÍPULO?

Entenda o que significa ser um discípulo de Jesus e como isso pode transformar sua vida por inteiro.

A palavra DISCÍPULO se refere a um estudante ou aprendiz. Nos dias de Jesus os discípulos seguiam seu RABI (MESTRE) para onde ele fosse, aprendendo com o seu ensino e sendo instruídos a fazer o que ele fizesse. Basicamente, o discípulo é um seguidor, mas, é preciso entender esse termo, seguidor, de forma literal. Tornar-se um discípulo de Jesus consiste em obedecer ao seu chamado para segui-lo e aprender com Ele.

O DISCIPULADO DEVE SER INSTRUÍDO (ENSINADO) COM PROPÓSITO

1.Gerar no discípulo o caráter de Cristo.

Filipenses 2:5 –Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.”

2. Ensino e transferência de vida.

1 Timóteo 1:2 – “… a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor.”

3. Levar os discípulos a viver em santidade de vida.

1 Timóteo 1:18 a 20 – ” Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.”

4. Discipular com um propósito definido.

2 Timóteo 2:15 – Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.

Precisamos saber de onde estamos saindo com o discípulo e onde queremos chegar com ele. A resposta do seu discípulo ao discipulado, vai depender da sua sinceridade, caráter, estilo de vida e exemplo.

CONCLUSÃO

Discipular é transmitir a vida de Jesus. É reproduzir essa vida em outras pessoas, e leva-las a um propósito definido.