A Arte de Dizer NÃO!

Resultado de imagem para não
A Arte de Dizer NÃO!

Por Michelle Geoffrey, pastora de células na www.celebrationchurch.org

Existe uma arte para dizer “não” em todas as áreas, mas no mundo da igreja parece ser mais difícil. Há um ministério para todas as pessoas necessitadas, tais como: sem-teto, adultos idosos, crianças, mães solteiras e viúvas, jovens, órfãos, doentes e muitos outros. Há tanto bem que pode ser feito e todos eles são importantes. É duro dizer “não”.

Enquanto Jesus estava na Terra, Ele mostrou aos discípulos como ter limites: “Pois os pobres vocês sempre terão com vocês, e poderão ajudá-los sempre que o desejarem. Mas a mim vocês nem sempre terão.” (Marcos 14: 7) Ele está dizendo que sempre haverá uma necessidade a preencher, mas nosso primeiro amor e nosso primeiro “sim” devem ser dEle.

Como líderes de células, temos um “SIM!” em nossos corações. Queremos servir de qualquer maneira que seja necessário. Como pastores, queremos ajudar a todos e criar ministérios para cada necessidade. A questão é- o que Cristo realmente nos chama especificamente para fazer? Anos atrás, meu mentor disse algo muito importante: “Qual é o seu ministério primário e secundário? ” Dentro do corpo da igreja, o que Deus especificamente me chamou para fazer?

Se fizermos essa pergunta, as coisas ficarão muito mais simples. Se Deus nos chamou para ser uma igreja em células, então esse deveria ser nosso foco prim. Podemos dizer “não” com uma consciência limpa para as coisas que podem prejudicar essa missão principal.

As pessoas sempre terão ideias e planos. Elas vão se sentir guiadas pelo Senhor para construir ministérios e oportunidades. Essa é uma das minhas coisas favoritas sobre os grupos de células. Podemos permitir que as pessoas trabalhem em seus chamados e dons. Se alguém tem um chamado para ministrar aos idosos, as pessoas podem ir e servir como uma célula. O grupo pode adotar uma casa de repouso ou ajudar uma viúva. Como pastores e líderes, podemos incentivar as pessoas a dizerem “sim” ao que está em seu coração sem desestimular seu empenho.

Eu não sei você, mas às vezes, depois de ter concordado em fazer algo, fico irritado ou sobrecarregado pela tarefa. É um lembrete do Senhor de que não devemos fazer tudo. Somos chamados para equipar os obreiros para a obra do ministério e depois enviá-los para fora (Efésios 4:12).

Finalmente, quando dizemos “sim” a algo, significa que estamos dizendo “não” para outra coisa. Essa “outra coisa” poderia ser tempo com Deus, fazer memórias com a família ou outras oportunidades. Antes de você dizer “sim” ou “não”, ore sobre isso. Pergunte a Deus se é Dele ou se é uma distração do inimigo, então seja obediente com a resposta que Ele lhe dá e com seu ministério. Você pode praticar e se destacar na arte de dizer “não!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.