O ESPÍRITO SANTO E JESUS

ESTUDO DAS CÉLULAS | Nº 13 – 1º de ABRIL 2018

 Imagem relacionada

 

O ESPÍRITO SANTO E JESUS

ISAÍAS 61:1-3

O texto do profeta Isaías anuncia Jesus Cristo apontando para a boa-nova da salvação, que é testificada no texto de Lucas 4:16-19. É impossível ter uma vida plena sem a presença do Espírito Santo, é Ele que nos traz força para vencer os desafios e sabedoria para caminhar em um mundo cheio de armadilhas que visam tirar o nosso foco de Jesus Cristo, o qual após ressuscitar, disse aos seus discípulos que enviaria o consolador, o Espírito Santo. Entenderemos a importância não somente de conhecer o Espírito Santo, mas também de tê-lO em nossa vida.

  1. JESUS, GERADO E NASCIDO PELO ESPÍRITO SANTO. (Lucas 1:35)

O Espírito Santo gerou e promoveu o nascimento de Jesus Cristo, que é filho unigênito (único gerado) de Deus. Nicodemos, em uma conversa com Jesus, no evangelho de João 3:4-15 (ler texto), pergunta como é possível um homem velho nascer de novo.

a) Comente: O que pode impedir uma pessoa de nascer de novo?

b) Compartilhe: Como o Espírito Santo pode gerar em você um “Coração em Chamas”?

 

  1. EM JESUS, SOMOS SELADOS PELO ESPÍRITO SANTO. (Lucas 3:21-22 e João 1:32-33)

Para que possamos ter um coração em chamas, é necessário ser selado pelo Espírito Santo. João Batista estava batizando a Jesus e neste momento foi-lhe dado um sinal que, na forma corpórea como de uma pomba, pousou sobre Cristo, selando, assim, o início do ministério de Jesus.

a) Compartilhe: Como você tem percebido os sinais da presença do Espírito Santo sobre a sua vida?

b) Jesus Cristo tem um ministério para cada um de nós, como estamos lidando com esse chamado?

3. JESUS, CHEIO DO ESPÍRITO SANTO. (Lucas 4:1)

O texto nos mostra que Jesus Cristo, cheio do Espírito Santo, foi para o deserto jejuar 40 dias e 40 noites.

  1. a) Compartilhe: Qual a sua experiência da prática de jejum e oração? Qual a importância para o seu crescimento espiritual?
  2. b) Como você tem encarado o momento de deserto em sua vida?

 

CONCLUSÃO

Para podermos ter um coração em chamas, é necessário não resistir ao Espírito Santo. Precisamos morrer para nossa carne, para o nosso eu, para que sejamos gerados e nascidos em Cristo Jesus.  Tem um coração em chamas, aqueles que são selados pelo Espírito Santo, o qual nos dá autoridade, e a garantia da vida eterna. Para enfrentarmos os desafios que o mundo tem nos colocado, precisamos o transbordar do Espírito Santo. É dessa forma que alcançaremos 5% do povo londrinense para Jesus.