ORAÇÃO: O ELO DE INTIMIDADE COM DEUS

ORAÇÃO: O ELO DE INTIMIDADE COM DEUS

Lucas 11:9-13

O presente relato está num contexto em que Jesus valoriza a vida de oração como uma forma de aprofundar o relacionamento entre Deus e seus filhos. Ele ensina os seus discípulos a orar, deixando como modelo a oração do Pai Nosso, e, em seguida, apresenta a parábola do amigo importuno, valorizando a importância de persistir na oração.

Na sequência, temos o texto do nosso estudo, em que Jesus incita a orar. São apresentados princípios que nos fazem entender o amor de Deus pelos seus filhos a ponto de jamais desprezar uma oração. Porém, na correria do dia a dia, muitas vezes, estamos tão ocupados e atarefados, que não investimos tempo a sós com Deus. Por isso veremos, hoje, como estreitar o elo de intimidade com Deus.

  1. A EFICÁCIA DA ORAÇÃO. VSS. 9-10

a) Nós podemos pedir qualquer coisa ao Senhor? Como você vê pessoas que ficam incomodando a Deus com coisas pequenas? (Filipenses 4:6)

b) O que você entende por oração eficaz? Você concorda que os crentes, embora não perfeitos, podem alcançar a eficácia da oração? (Tiago 5:17-18)

  1. A GRAÇA NA ORAÇÃO – VSS 11-12

Quando oramos, reconhecemos diante de Deus que somos fracos e, por isso, necessitamos da compaixão dEle. Exemplo disso é o salmo 31, uma oração de Davi, e o versículo 15 é o ponto alto de sua súplica. É como se Davi dissesse a Deus: “Nas tuas mãos estão os meus dias porque sem a tua ajuda, sem a tua proteção e sem a tua providência constante em minha vida eu não tenho condições de dar um passo sequer”. Será que temos orado e confiado em Deus, a ponto de deixar que Ele resolva os nossos problemas? Ou temos tentado fazer tudo na força do braço? Comente.

  1. PROMESSAS PARA ORAÇÃO – VS 13

a) Neste versículo, o evangelista Lucas nos encoraja a experimentar o que o Espírito Santo tem para manifestar a cada um de nós. Ele diz que o Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedirem. Uma das evidências da presença do Espírito Santo na vida de uma pessoa é o fruto do Espírito. Pensando nisso, qual é a garantia de que se você pedir você receberá? (Jeremias 1:12)

b) Leia Gálatas 5:22-23 e compartilhe: Em sua opinião, qual das virtudes do Espírito é mais necessária na vida dos cristãos dos nossos dias? Por quê?

CONCLUSÃO

Precisamos entender a importância da oração em nossa vida, pois não existe cristianismo sem oração. Orar somente nas refeições e antes de dormir é reflexo de uma espiritualidade muito pobre, sem profundidade na intimidade com Deus.   

Elias orou fundamentado na promessa de Deus. Em 1 Reis 18:1, Deus disse que enviaria a chuva e em 1 Reis 18:41-46, Elias orou pela chuva. Não podemos separar a Palavra de Deus da oração, por isso, motivados pela palavra de hoje, oremos pedindo ao Espírito Santo que transborde em nós o fruto dele, pois plenos dEle ganharemos 5% do povo londrinense para Cristo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.