CHAMADOS À LIBERDADE

ESTUDO DAS CÉLULAS | Nº 06 –  11 FEVEREIRO 2018

Resultado de imagem para liberdade

CHAMADOS À LIBERDADE

Gálatas 5:13-26

 

INTRODUÇÃO: O que é liberdade? Para muitas pessoas ser livre é fazer o que quiserem, porém para a Bíblia, ser livre é viver segundo a vontade de Deus. A Igreja de Gálatas passava por um momento de conflitos com os legalistas, estes ensinavam que a liberdade e a salvação só seriam possíveis pela prática das leis religiosas judaicas. Para compreendermos qual é o chamado à liberdade, vamos analisar as verdades que seguem:

 

1.SERVOS UNS DOS OUTROS (v.13).

Antes da nossa conversão éramos escravos do pecado e sem liberdade alguma, embora acreditássemos que a tivéssemos! Após a conversão nos tornamos escravos de Cristo, agora de fato livres, podemos servir uns aos outros. Antes do nosso resgate, nosso desejo era que as pessoas estivessem ao nosso dispor. Com a conversão, nós é que ficamos à disposição delas.

  1. a) Quais atitudes podemos tomar que possa ferir o coração das pessoas?
  2. b) Como podemos resolver conflitos na igreja, na célula e em nossa família?

 

  1. O AMOR LIBERTA E AS REGRAS APRISIONAM.

Ninguém consegue cumprir os Dez Mandamentos todos os dias. Se quisermos seguir regras religiosas ficaremos frustrados, pois perceberemos que somos incapazes de fazê-lo! Em Cristo, o amor é o fundamento para que os Dez Mandamentos possam ser cumpridos por nós, ou seja, por amar a Deus e ao próximo, não cobiçarei nada dele, não matarei ninguém, não falarei mal de nenhuma pessoa!

Comente: “No Reino de Deus não somos concorrentes, mas aliados num único objetivo que é ganhar vidas para a família de Cristo.”

 

  1. CHAMADOS PARA VENCERMOS A CARNE (v.16).
  2. a) A recomendação de Paulo é: quer vencer as situações difíceis? Viva no Espírito e não na carne. Viver no Espírito é ser guiado por ele, por meio da disciplina, da oração e leitura da Palavra, somente por esse caminho conseguiremos discernir a vontade do Espírito para nós. Se não oro e não conheço a Palavra como posso decidir corretamente?

Mesmo já sendo cristão alguma vez decidiu errado por não consultar a Palavra de Deus?

 

  1. OBRAS DA CARNE X FRUTO DO ESPÍRITO. (5:19-21). Mesmo sendo cristãos, há uma luta entre carne e Espírito. É possível que encontremos algumas dificuldades para vencermos certos pecados e por isso recaímos nos mesmos erros. Isso acontece porque estamos alimentando nossa carne mais do que o espírito e temos deixado portas abertas! Escolha, uma ou mais, das obras da carne apresentadas nos versículos 19 a 21, que mais lhe incomoda. Comente também, uma ou mais, característica do fruto do Espírito que você considera mais relevantes.

 

CONCLUSÃO: Liberdade é viver segundo a vontade de Cristo!! Sujeitemo-nos voluntariamente à escravidão ao nos doarmos ao próximo em amor, ao superarmos a carne e ao manifestarmos o fruto do Espírito em nós!

Fonte: http://igrejacentral.com.br/estudos-de-celulas/