Aprimore a INFLUÊNCIA de sua LIDERANÇA

  • 2 Timóteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Resultado de imagem para influência

Uma pessoa não se torna líder quando apenas ocupa uma função, não é a função que faz o líder. Uma pessoa só se torna líder de fato e de verdade quando começa a influenciar pessoas.

  • Se você não tem influência, nunca conseguira liderar os outros. JOHN MAXWELL
  • A igreja é o empreendimento humano que exige mais capacidade de liderar por que é uma organização de pessoas voluntárias. Nela os líderes contam apenas com sua influência”. BILL HIBELS
  • “A própria essência de todo o poder de influenciar está em fazer a outra pessoa participar”. HARRY OVERSTREET

I-O IMPACTO DA LIDERANÇA AUMENTA QUANDO AUMENTA A INFLUÊNCIA

O que liderança não é…

  • As pessoas têm muitas idéias sobre lideranças. Quando ouvem dizer que alguém tem um título de prestigio ou uma posição de liderança, supõem logo que é um líder. Mas títulos não valem muito quando o assunto é liderança. A verdadeira liderança não pode ser concedida, nomeada ou atribuída. Deriva somente da influência, e não pode ser delegada.

O EXEMPLO DE JOSUÉ

Nm. 13.1-33 / Nm. 14.1-38 / Nm. 27.12-23/Js. 1.1-18.

Estes textos falam da falta de influência de Josué enquanto ele era apenas líder de uma das tribos de Israel. Sua liderança estava restrita apenas aquela tribo de Efraim. Sua liderança e influência não foram suficientes para persuadir o povo a crer em Deus e entrar na terra prometida. Mas com o passar do tempo sua influência cresceu por uma série de fatores em sua vida, ao ponto de quase 40 anos mais tarde tornar-se o introdutor do mesmo povo naquela mesma terra. Não foi pela função que ele recebeu, mas pela confiança do povo.

 

“Não é a função que faz o líder, mas o líder que faz a   função”.

JOHN MAXWELL

II-INFLUENCIAR SIGNIFICA SER CAPAZ DE LEVAR PESSOAS CONSIGO NA MESMA JORNADA.

  • Para ser um líder, a pessoa precisa não só estar à frente, mas também fazer com que os outros a acompanhem deliberadamente, seguindo sua liderança.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE LIDERANÇA E INFLUÊNCIA:

1-LIDERANÇA SIGNIFICA INFLUÊNCIA.

Josué ficou face a face com a verdadeira natureza da liderança quando não conseguiu influenciar as pessoas a fazer o que deveriam fazer.

Sua posição como líder de uma tribo não o ajudou a influenciar os outros. Anos mais tarde isso foi possível porque sua influência aumentou.

2-TODA LIDERANÇA ESTÁ LIMITADA A UMA ESFERA DE AÇÃO

Segundo Nm. 13.2 aqueles que foram selecionados para expiar a terra eram todos líderes, cada qual era líder de sua tribo. Todos eles tinham certo nível de influência. Mas ficou claro que suas influências não se aplicavam fora dos limites de suas tribos.

3-NOSSA INFLUÊNCIA PODE SER POSITIVA QUANTO NEGATIVA.

Se todos aqueles líderes tivessem dado um bom relatório ao povo, eles teriam obedecido a Deus e entrado na terra. Mas influência é uma espada de dois gumes. Os outros dez líderes de tribo, usaram sua influência para desviar o povo, e o resultado foi terrível não só para eles, mas também para seus seguidores.

4-OS BONS LÍDERES USAM SUA INFLUÊNCIA A FAVOR DE OUTROS.

Há líderes que lideram pelo desejo de ver seus planos pessoais serem realizados e assim usam as pessoas em benefício próprio. Josué e Calebe pensavam no benefício de todos; esta é a intenção dos grandes líderes. Os dez líderes usaram sua influência para fugir porque não queriam desconforto.

5-A INFLUÊNCIA TRÁS GRANDE RESPONSABILIDADE.

Talvez aqueles dez líderes não quisessem começar uma rebelião mas foi isso que acabaram causando pelo peso de sua influência. O povo quis depor Moisés e Arão da liderança e voltar ao Egito. Como resultado os dez líderes morreram de praga e o povo morreu no deserto.

O vacilo de um líder pode ser fatal para ele e para seus seguidores.

Podemos considerar que:

Muitas pessoas que experimentam um fracasso na liderança desistem, e nunca mais tentam novamente. Mas para o bem dos filhos de Israel, Josué não foi este tipo de líder. Ele queria se tornar um líder cada vez melhor; foi por isso que mais tarde ele recebeu uma nova chance. Ele procurou o seu mentor e recebeu a sua influência, aumentando assim a sua capacidade de influenciar.