O DERRAMAMENTO DO ESPIRITO SANTO

ESTUDO DAS CÉLULAS | Nº 05 –  04 FEVEREIRO 2018

Imagem relacionada

 

O DERRAMAMENTO DO ESPIRITO SANTO

Atos 2:1-13

 

O texto lido é o relato do dia de pentecostes, o qual era uma festa judaica para comemorar a ceifa, também chamada de Festa da Colheita. Esta festividade se dava 50 dias após a Páscoa, o dia em que iniciavam a colheita dos cereais. O dia de Pentecostes marcou o derramamento do Espirito Santo sobre todos que estavam reunidos. Cumpriu-se a promessa feita por Jesus, que enviaria o Espirito Santo para os seus discípulos. Refletindo neste grande acontecimento, analisaremos o que o evangelista Lucas quis nos ensinar com a descida do Espirito Santo.

 

1) VEIO UM SOM COMO DE UM VENTO IMPETUOSO (Vss. 2-3)

O derramamento do Espírito Santo foi marcado por 3 sinais extraordinários, a saber: vento, fogo e línguas.

– Vento: simboliza a manifestação do poder de Deus. Um exemplo do poder do vento são os aviões que levantam voo e se mantêm no ar, dado ao poder do vento que os impulsiona por meio das turbinas;

– Fogo: houve a manifestação como línguas, como de fogo, pois o Espirito acende na alma dos discípulos a paixão e inflama o desejo de comunicar ao mundo o calor do amor do Deus que se encarnou, que morreu e que ressuscitou para trazer salvação à humanidade;

– Línguas: “…porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.” (Atos 2:6b). Este fato se deu para que fosse proclamada a Palavra de Deus e assim trazer salvação, para que Jesus Cristo se torne compreensível para os povos de todas as nações, raças, tribos e etnias.

– Pensando nestes 3 sinais extraordinários, compartilhe: a igreja dos nossos dias tem compreendido e agido baseada nestes sinais extraordinários?

 

2) ELE VEIO PARA NOS TRANSFORMAR (Vs. 4)

  1. a) – Onde o Espirito Santo está, há transformação;

– Somente cheios do Espirito Santo é que daremos a Ele o controle total da nossa vida.

Estas afirmativas são uma realidade em sua vida? Comente.

  1. b) “Todos ficaram cheios do Espirito Santo…”. De acordo com Efésios 5:18, o enchimento do Espirito Santo é uma ordem. Na sua opinião, quais são as virtudes que podemos ver em uma pessoa que é cheia do Espírito? (Gálatas 5:19-25)

 

CONCLUSÃO

Refletir sobre o derramamento do Espírito santo deve nos levar a buscar o enchimento, recebendo, estudando e guardando a Palavra. Aqueles que vivem e andam no Espírito são pessoas que desenvolvem uma vida de oração, por isso, ore sem cessar. Cultive o fruto do Espírito, desenvolva a sua salvação, cresça, deixe de ser uma criança na fé. Fale de Cristo no poder do Espirito, sempre anuncie o evangelho.

“Se não tenho a plenitude do Espirito Santo eu a desejo. Se já a tenho, quero mais.” (Rev. Antônio Elias)