Existe um estilo de liderança ideal?

Existe um estilo de liderança ideal?

Imagem relacionada

Tradicionalmente, há quatro estilos de liderança: Autocrático, Autoritário, Democrático e o que não intervém ou Permissivo.

 

  • Um líder autocrático é dominante e ditatorial. Ele procura ter o controle total, com frequência toma decisões unilateralmente e não leva em consideração o ponto de vista dos outros. Para ele os membros são apenas ouvintes e seguidores.

 

  • Um líder autoritário tem uma direção definida em mente, mas está aberto às idéias dos outros. Ele normalmente tem um forte controle, mas ainda assim os membros estão ativamente envolvidos na discussão das idéias e objetivos do líder. Ele está aberto para modificações baseadas nas idéias do grupo, mas normalmente, não muda seus objetivos pessoais para o grupo. Este tipo de líder usa seu poder pessoal para envolver os outros.

 

  • O líder democrático é centralizado no grupo, e partilha o controle . Ele valoriza a capacidade e opiniões dos outros. Este estilo de liderança cria um senso de segurança. Todas as regras, alvos, e metas são um assunto para discussão e o objetivo do líder é obter a participação de todos.

 

  • O líder que não intervém ou permissivo é aquele que simplesmente deixa as coisas acontecerem, é passivo. Há um controle mínimo nas mãos do líder. Os membros dirigem as reuniões. O líder não se prepara, por isso deixa as coisas acontecerem. Ele aparenta estar passivo e não parece se importar com nada. Este estilo proporciona fragmentação e fortalece a indecisão.

 

  • Qual destes estilos tradicionais é o melhor? Quase todos concordariam que cada estilo tem seu momento, local, e uso, mas a maioria das pessoas iria preferir o estilo democrático.

 

  • Existe outro tipo de liderança que poderíamos utilizar? O estilo de liderança de serviço está baseado em Lucas 22.25-26. “Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve”.

 

  • Um verdadeiro líder é aquele que ganha o respeito e a lealdade pela maneira como trata as pessoas. Veja como são os líderes que servem:

 

  • Não impõem sua vontade;

 

  • Não tentam manipular politicamente para prevalecer sua vontade;

 

  • Não “passam por cima das pessoas”, ou deturpam a verdade para alcançar seus próprios propósitos;

 

  • Os líderes que servem colocam os desejos e necessidades dos outros em primeiro lugar;

 

  • Eles conquistam o respeito por causa da sua sinceridade, comprometimento, honestidade, amor, e pelo desejo de ajudar os outros a se desenvolverem.

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.