O PAPEL DO ANFITRIÃO

Bom dia,
Um assunto que acho relevante e percebo não tanta enfase na Visão Celular é o papel do anfitrião (ou lar hospedeiro). Sabemos que o sucesso de uma célula está vinculado a oração + atitudes do líder.

Resultado de imagem para bom anfitrião

O PAPEL DO ANFITRIÃO

Fm 1:17 NVI
Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim.

O contexto do texto citado fala sobre o pedido de Paulo a Filemon para receber Onésimo, um escravo fugitivo que segundo as leis e práticas da época poderia ter sido até executado por causa desta atitude. Paulo, conhecendo o senso de humanidade de Filemon, apelou para que o mesmo fosse tratado com gentileza. Col. 4:9 indica que Onésimo, juntamente com Tíquico, fora portador das epístolas aos Efésios, aos Colossenses e a Filemom. As tradições fazem dele bispo de Beréia, onde se diz que ele sofreu o martírio. O primeiro fator, que produziu a escrita dessa epístola, se deu no momento em que Onésimo, sobrecarregado com os deveres de escravo, e não estando mais disposto a continuar sofrendo, resolveu furtar ao seu senhor (Fm 1:18) e obter a sua liberdade mediante a fuga para Éfeso (ou Roma, ou Cesaréia). Tendo-se convertido ao evangelho por meio de Paulo, e estando convencido de seu dever de fazer restauração, voltando a Filemom, precisava de uma carta de defesa para o seu senhor. Nos versículos 13 e 14 vemos o desejo de Paulo na libertação de Onésimo para que se tornasse ministro cristão, ajudando-o em seus labores, juntamente com outros homens dignos, cujos nomes decoram as epístolas de Paulo. Desse modo é que ele se tornaria realmente «útil» (ver o décimo primeiro versículo) ou «proveitoso», que é um trocadilho feito com o seu nome.

Seu nome significa útil (nome comum dado a escravos)
Gostaria de utilizar este texto para apenas fortalecer a importância do “receba-o”, Paulo sabia que Filemon teria todos os “pré-requisitos” para discernir o propósito de Deus na vida de Onésimo.

Então….

É de extrema importância que o líder no contexto das células instrua os anfitriões:

#Um anfitrião que não conhece o propósito da célula não saberá a importância de um ambiente limpo e organizado…

#Conhecendo os propósitos da célula ele receberá bem cada pessoa…

#Ele providenciará uma água, um cafezinho… (muitos vão para célula direto do trabalho)

#Caso ele tenha animal de estimação, tomará todo cuidado para que este animal fique num lugar onde não atrapalhe a célula…

#O anfitrião deve ser um cristão maduro – “anfitriões sem maturidade” estão mais propícios a desmarcar a célula em cima da hora, não saber lidar com as pessoas e principalmente com as crianças…

#Ele será envolvido, conectado com a vida da célula auxiliando o líder…

#Ele está envolvido com a Igreja e com sua liderança…

Ser um anfitrião é muito mais do que receber bem as pessoas de forma natural, é discernir espiritualmente o propósito do Reino de Deus na vida de cada uma delas, sendo instrumento direto das transformações geradas pelo Espírito Santo.

Vejam também – ANFITRIÃO DE CÉLULA BEM SUCEDIDO
Sejam edificados,
PrAndreTorresRibeiro