Conferência do MDA 2017 – Santarém

Resultado de imagem para Conferência MDA 2017 Santarém
Conferência do MDA 2017
Igreja da Paz SANTARÉM/ PA
1ª Ministração 25/10/2017
Tempo de Encerramento

Pastor Abe Huber

Muitos ministérios acreditam que a cultura do esforço trará resultado! Porém, estudos comprovam que essa cultura gera mais frustração. A verdade é que é necessário retirar alguns obstáculos que impedem o crescimento.

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,”
Eclesiastes 3:1-7

Existem fases diferentes em nossas vidas! Existem fases de encerramento em nossas vidas! Existe tempo de construir e tempo de derrubar. Muitas vezes, Deus quer te levar a uma nova fase. E é necessário aprendermos a colocar essa transição em prática.

Um exemplo de encerramento são Listas Telefônicas, elas passaram pelo tempo de encerramento necessário.

Para que os planos de Deus possam se cumprir em nossas vidas, teremos que encerrar algo que estamos fazendo no presente!

Exemplo do ministro de Louvor que talvez não tem chamado para liderar o ministério de Louvor. Sabe tocar e canta muito bem, mas talvez não deva estar liderando o ministério. Exemplo do líder que está dando patadas em todos e precisa ser retirado dessa função.

Trata-se de uma atitude de amor, ajudar essas pessoas a alcançarem um tempo de encerramento nesse algo que está se dedicando, mas talvez não seja o tempo.

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.”
João 15:1-2

Podar fala de limpar. Quando o ramo dá fruto, Deus poda para poder dar mais frutos. Muitas vezes somos líderes que fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, e precisamos fazer os encerramentos necessários para continuar dando frutos. O cérebro humano mesmo adulto nunca perde elasticidade. Todos podemos continuar aprendendo e aprimorando. Para isso, você precisa buscar seu chamado! Precisa ter um alvo claro!
Você não pode permitir que as distrações te atrapalhem na busca desses alvos.
Às vezes, as coisas que estão te distraindo são até boas, entretanto precisam ser encerradas, precisam ser podadas. A roseira precisa ser podada. Não é podada por ter algo errado nela. Ela é podada para que seu potencial seja maximizado. Encerramento não significa que há algo errado em você! Significa que seu potencial pode ser maximizado. O podamento das roseiras precisa ser uma disciplina constante. Não pode ser de vez em quando. Assim são os grandes líderes. Estão constantemente se aperfeiçoando e fazendo os encerramentos necessários.

3 Motivos para as Roseiras sempre serem Podadas:

– Ela produz mais botões que podem alimentar!
Um dos motivos da roseira ser podada é que uma roseira sempre produz mais botões do que pode florescer.
Todos os botões são sadios, entretanto a roseira não possui seiva suficiente para alimentar todos os botões! Por isso, é necessário escolher os tipos de botões que permanecerão! Em certos momentos é necessário apreender a dizer não! Tem momentos que recebemos convites incríveis, entretanto não é o botão que deve permanecer em nós. Você precisa saber claramente os objetivos que precisa alcançar! A maior tragédia da vida não é um cristão morrer antes da hora. A maior tragédia da vida é alguém viver toda a sua vida e nunca conhecer seu propósito.
Não é somente fazer tudo o que sua liderança manda. Você precisa junto com sua liderança, buscar conhecer o seu propósito, o seu chamado em Deus! Se você está mirando em nada. Certamente acertará em cheio! Ou seja, em nada.
Busque a Deus sobre o tipo de rosa que você quer ter. Uma vez que você descobre, você precisa cortar os botões que não devem permanecer.

Exemplo do empresário que levou uma empresa de 25 milhões a 500 milhões de faturamento buscando a Deus para saber em quais produtos a empresa deveria focar. Eram 20% dos produtos que eles trabalhavam até então. Os outros 80% eram bons, mas a vida da empresa não estava ali! Estava nos 20%.

Em que está a sua vida? Talvez a sua vida está em 20% do que você está fazendo hoje! E você precisa aprender a cortar os outros 80%. Muitas vezes, deixamos coisas boas nos distraírem, vão roubando nosso tempo! É necessário ter foco para ter uma vida produtiva!

Grupos de WhatsApp e Facebook são exemplos de coisas boas que podem gastar muito do nosso tempo! Um vídeo atrás do outro, e o tempo vai passando.
Exemplo do pastor Abe que escolheu focar e não gastar tempo com Facebook e WhatsApp!

O maior inimigo do excelente não é o medíocre! O maior inimigo do excelente é o bom! Ninguém perde tempo com o medíocre, pois já sabemos que o medíocre não serve pra nós! Mas, muitas vezes nos enganamos com as coisas boas e perdemos muito tempo, ao ponto de nos atrapalhar a alcançar o nível excelente.

Exemplo do pastor Abe que parou de assistir os jogos do campeonato brasileiro!
Futebol nunca salvou um casamento, nunca ganhou almas, nunca fez milagre. E enquanto perdemos tempo assistindo o futebol, poderíamos estar nos dedicando ao evangelho que liberta pessoas, cura, salva e transforma.
“Eles é que deveriam estar me assistindo e não eu assistindo eles.”

Pastor Abe gravou um Cd há muitos anos atrás! Mas, descobriu que seu chamado era Apostólico de pastorear e fundar igrejas. E o pastor Abe com muito aperto no coração passou a rejeitar os convites para cantar! Ele precisou podar. Ele precisou encerrar aquela área.

Também existem pessoas que são muito legais, são amigos, mas só falam coisas banais e também precisam sofrer um encerramento em nossas vidas.

– Alguns Botões estão Doentes

Qual a parte doente nas nossas vidas que precisam ser cortadas. Jesus disse que se for necessário arrancar um olho, devemos arrancar. Jesus não disse que você deveria arrancar o olho literalmente, ele disse que você precisa fazer de tudo pra alcançar o encerramento necessário naquele pecado, naquela área.

Temos pessoas debaixo de nossa cobertura e somos responsáveis por elas, e você ama, porém se você não fizer o encerramento necessário, aquela pessoa nunca vai aprender!

Exemplo do pai que dava tudo para o filho e ele não queria nada com nada. O problema não era o filho, o problema era o pai! E o psiquiatra ensinou o pai que o filho deveria ter problema para que pedisse ajuda e pudesse ser ajudado!

Exemplo do pai que treinava o filho para ser o seu sucessor e teve que chamar o filho a parte para encerrar seu emprego! Um pai sábio que sabia fazer os encerramentos necessários!

Muitas vezes até nos discipulados é necessário haver encerramentos!
O conceito da Palavra de Deus de ir atrás de 1 deixando as 99 está falando sobre o Bom Pastor, é pastoreio. Discipulado é outra coisa, discipulado profundo é para quem valoriza! É claro que como pastor você vai garantir o cuidado e que aquela pessoa será bem discipulada, mas não precisa ser por você! Você não deve discipular pessoas que ainda não estão preparadas para aquele discipulado! É como jogar pérolas aos porcos! Eles não valorizarão! E as pérolas machucarão as patas dos porcos quando eles pisam, e ainda vão te culpar e ficar com raiva de você!

Existem pessoas que tem muita facilidade em corrigir outras pessoas! Elas são a minoria. O cuidado que precisam ter é o de não machucar as pessoas.
Porém, a maioria não gosta de confrontar. Essas pessoas precisam aprender que a correção é necessária para o bem dos liderados!
E quando o crente é chupetinha. Aquele que ainda é novinho ou é até velho na fé porém nunca foi discipulado! Ele fica chateado por qualquer coisa!

“O pastor não falou comigo. Então vou embora!”

O crente chupetinha não deve ser corrigido. É necessário ir atrás dele, e ficar adulando! É necessário entregar a chupetinha pra ele! Aí depois que ele volta pra célula, aí sim começa o discipulado profundo com muito amor e carinho e correção também!

– Elas tem Partes Mortas!

Muitas vezes são partes que já morreram e só estão ocupando espaço! Muitas vezes são relacionamentos doentios que levam para o pecado! É necessário cortar!
Muitas vezes é uma prática antiga que precisa ser cortada! Um culto na quinta que ninguém mais vai! Às vezes é uma antiga fase que numa época estava fluindo! Muitas vezes são coisas do passado que você ainda fica olhando pra trás!

Exemplo de Sodoma e Gomorra e a mulher de Ló!

Tem pessoas que ficaram paradas no tempo olhando pra trás como a mulher de Ló! Muitas vezes aquilo já acabou! E Deus tem coisas novas pra você e pra sua igreja! Às vezes são coisas que você mesmo vai acumulando e aquilo só ocupa espaço e energia! São pessoas que são chamadas de acumuladores. Até ficam chateadas quando alguém organizado vem ajudar! Encerramento necessário! Não tenha medo de encerrar! Não tenha medo de desfazer! Deus suprirá todas as suas necessidades! Muitas vezes são pessoas apegadas emocionalmente ao passado! Deus tem coisas novas pra você! Hoje é tempo de mudança!

Chagas Alencar – Supervisor de Área (Rede Verde) – Igreja da Paz – Porto Velho – RO