CARACTERÍSTICAS DE LÍDERES E SUAS RELAÇÕES NA IGREJA LOCAL.

Resultado de imagem para lideres
CARACTERÍSTICAS DE LÍDERES E SUAS RELAÇÕES NA IGREJA LOCAL.

 

II Timóteo 2:20-26 – “Numa casa grande não existem somente vasilhas de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro. Algumas são para ocasiões especiais, e outras, para todos os dias. Quem se purificar de todos esses erros de que tenho falado será usado para fins especiais porque é dedicado e útil ao seu Mestre e está pronto para fazer tudo o que é bom. E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor. Fique longe das discussões tolas e sem valor, pois você sabe que elas sempre acabam em brigas. O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente, que corrige com delicadeza aqueles que são contra ele. Pois pode ser que Deus dê a eles a oportunidade de se arrependerem e de virem a conhecer a verdade.”

INTRODUÇÃO

O apóstolo Paulo após tratar das questões das falsas doutrinas e dos falsos crentes, ele conduz o assunto para o ensinamento da vida cristã e seus compromissos com o testemunho e relacionamento ético com os irmãos em Cristo na Igreja.

No verso 19 ele adverte que “Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor” O apóstolo deixa claro que num ajuntamento de pessoas, já pressupõe a presença de conflito: que pelo Espírito Santo ele diz que: “Uns são vasos de honra e outros de desonra” v.20.

VEJAMOS AQUI AS CARACTERÍSTICAS LIDERES E SUAS RELAÇÕES NA IGREJA LOCAL.

  1. Purificados, honrado e santificado para toda boa obra (v.21).
  2. Fogem das paixões carnais (v.22).
  3. Seguem a justiça, a fé, o amor, e promove a paz (v.22).
  4. São aqueles que buscam a pureza de coração (v. 22).
  5. São aqueles que invocam o nome do Senhor (v. 22).
  6. Reprovam todas as questões que geram contendas (v. 23).
  7. Ao invés, de contender, agem com brandura para com todos (v.24).
  8. Estão aptos para instruir com paciência (v.24).
  9. Quando precisam ajudar o irmão faltoso, fazem com mansidão e espírito cristão (v.25).
  10. Cuidam para que seus relacionamentos sejam com discernimento e sensatez, para não causar contenda na igreja (v.26).

CONCLUSÃO

O Apóstolo Paulo recomenda a Timóteo para que lembrasse esses ensinamentos aos crentes que eram suas ovelhas, provavelmente em Éfeso.

Para que todos os crentes possam “apresentar-se a Deus como Obreiro aprovado” (V.15).

É indispensável observar as características que orientam a vida e os relacionamentos, primeiro com Deus, e também com os irmãos na Igreja – Isso o Senhor mandou, obedecer-lhe e é agradável.