Qualidades Carisma – John C. Maxwell

Resultado de imagem para liderança cristã
21 Qualidades Carisma
Pedro foi um ímã
(At 2.1-41)

Atos 2 é um marco do Novo Testamento. Cento e vinte homens e mulheres constituem os membros fundadores da Igreja quando ela nasceu em uma sala do andar superior, em algum lugar de Jerusalém. Ainda ao final desse capítulo, a Igreja tem uma explosão de crescimento e eleva o número seus membros para mais de três mil pessoas.

Depois que o Espírito Santo desceu sobre os que criam (At 2.1-4), as pessoas que visitavam Jerusalém ficaram maravilhadas de como aqueles discípulos de Jesus conseguiam falarem tantas línguas (At 2.5-13). Ao passo que alguns achavam que eles estivessem bêbados, muitos outros se sentiam confusos. O caos perecia estar reinando.

Era isso que parecia, até que Pedro resolveu tomar a palavra e falar. Este mesmo Pedro que havia fugido de medo na noite do julgamento de Jesus, agora falava sobre ele abertamente. Em poucos minutos, ele havia conseguido a atenção de todos com suas palavras instigantes. A multidão aceitou suas palavras alegremente. Por quê? Ele tinha carisma. Por meio da combinação da ligação divina e do dom do Espírito Santo, esse líder cativou e motivou três mil pessoas a seguirem Cristo.

Quais são os traços de um líder carismático?
Muitas pessoas pensam que carisma é uma coisa mística, quase indefinível. Eles pensam que o carisma nasce com a pessoa ou ela nunca o terá. Mas isso não é verdade. Carisma é a habilidade de conduzir as pessoas para si mesmo e para sua causa. Algumas pessoas possuem isso com mais naturalidade. Mas, da mesma forma como outros traços de caráter, carisma pode ser aprendido. Veja o que fez de Pedro um carismático (At 2.14-40).

1. Confiança
Pedro demonstrou a postura e otimismo de um animado comunicador.
2. Convicção
Ele sabia para onde estava indo e o que deveria dizer. Ele falou com a força de seu coração.
3. Ligação
Ele não pôs o foco sobre si mesmo, mas sobre os outros. Ele ligou-se como um ímã aos seus ouvintes.
4. Compaixão
Ele mostrou-se cordial e amoroso. Ele deu repostas práticas às necessidades das pessoas.
Quando ele concluiu sua mensagem, todos perguntaram: “Que faremos?” (At 2.37) Eles se sentiram motivados e prontos para agir. Deus usou o carisma de Pedro com um ímã.

Como nós podemos nos tornar carismáticos?
O que você diz de você mesmo? Você tem carisma? A fim de você se tornar o tipo de pessoa que atrai as outras para si, siga os seguintes passos em sua vida:
1. Ame a vida. Celebre, não se queixe. Aprecie sua jornada.
2. Dê nota dez a todas as pessoas. Espere o melhor das pessoas e trate-as bem.
3. Dê esperança às pessoas. Todos querem ter esperança. Os líderes administram bem isso.
4. Doe-se aos outros. Seja sensível e verdadeiro. Compartilhe seu coração, sabedoria e recursos.

Isso e muito mais – baixe e seja edificado!