Encorajando o Líder Desacreditádo

Resultado de imagem para encouragement people

INTRODUÇÃO: As pessoas são julgadas por suas atitudes,seu modo de ser e fazer, pela aparência, como reagem diante das circunstâncias,etc. Estas coisas determinarão se elas terão crédito e o descrédito.

O desacreditado é o mal afamado é o desconceituado, o que tem má reputação.

Atos 15: 37- 39

  1. Ora,Barnabé queria que levassem também a João,chamado Marcos 38.Mas a Paulo não parecia razoável que tomassem consigo aquele que desde a Panfilia se tinha apartado deles e não os tinha acompanhado no trabalho 39. E houve entre eles tal desavença que se apartaram um do outro,e Barnabé,levando consigo a Marcos,navegou para Chipre 

Vemos uma grande contenda entre Paulo e Barnabé, que foi a causa de uma separação entre eles; Paulo acreditava que João Marcos estava dando problemas e já não era digno de confiança, parecia razoável  não viajar mas com eles.

Três personagens com atitudes diferentes com as quais podemos nos identificar

  1. A atitude de Paulo em não acreditar na restauração de João Marcos:

Não se pode abandonar ou deixar de lado um soldado ferido

  • Paulo tinha razões para não acreditar em João Marcos, pois ele havia falhado, tinha cometido um erro grave, para Paulo este já não era digno de confiança, não merecia crédito, era um desacreditado.
  • Paulo em seu coração reprovou João Marcos;
  • Não queria mais acordo com ele: “Comigo ele não encaixa, não dá certo!”.
  • Não vou mais perder tempo,esgotou o meu limite!
  1. A atitude de Barnabé em decidir dar mais uma chance a João Marcos:

Pelo nosso irmão se for preciso, vamos andar mais uma milha!

  • Ele poderia ser útil, iria dar certo, ainda tinha jeito para ele, era só dar mais uma oportunidade!
  • Acreditou na sua restauração; deu voto de confiança
  • Lutou por ele; não desistiu dele
  • Acreditou no desacreditado
  1. A atitude de João Marcos

Nesta queda de braço entre Paulo e Barnabé, como João Marcos se  sentiu? Um desacreditado e sem valor diante da atitude Paulo?…Ou um acreditado e valorizado diante da atitude de Barnabé?

Diante disso João Marcos  poderia tomar alguma destas atitudes que muitos têm tomado:

a.De melancolia: Ninguém  me dá valor, não gostam mesmo de mim. Eu desisto; para mim não tem jeito mesmo, até Paulo “o cara” não acredita em mim.

  1. De ira e revolta: Só querem me usar, não estou sendo valorizado, estão de marcação comigo, vou chutar o balde…para mim chega! Só foi eu cometer um pequeno deslize para me descartarem, olha o que estou recebendo…mas vai ter troco…me aguarde.
  2. De humildade admitindo seu erro: É eu errei mesmo, estou ganhando uma nova oportunidade, não posso desperdiçá-la, alguém está acreditando em mim, vou vencer.

Há aqueles que nem eles próprios acreditam mais em si mesmos, são os desacreditados por si mesmos, estes não se sentem acreditados por ninguém.

Acredite em você, acredite no seu potencial, você tem uma linda história pela frente , “um novo capítulo está sendo escrito”.

É negativo as pessoas não acreditarem em você,mas, você não acreditar em si mesmo é uma tragédia.

Acredite no melhor para sua família; para seus filhos; seu cônjuge Salmos 127:3-5 e 128:3.

Algum tempo depois, Paulo considera e reconhece o valor daquele em quem já não acreditava mais. 2 Tm 4: 11 … .Toma a Marcos e traze-o contigo , porque me é muito útil para o ministério

Há aqueles que não foram aceitos devido uma série de erros e falhas pessoais repetidas vezes, com isso tem uma vida cíclica de derrotas.

Não podemos desperdiçar as oportunidades, João Marcos com toda certeza não desperdiçou o voto de confiança que Barnabé deu a ele. Existem oportunidades que são únicas.

Há aqueles que por causa das circunstâncias negativas  tem uma baixa-autoestima e pensam: “ não posso, não consigo, não dá pra mim,é impossível, chega , basta, meu limite acabou,foi bom enquanto durou, não dá mais”.

O mundo dá várias voltas, não desista, há  novas oportunidades  para outros e para você, se não der certo tente de novo, dê sempre e quantas vezes for preciso uma nova chance, seja para você, seja para os outros.

ACREDITE NO DESACREDITADO.

1 Samuel 22:2 E ajunto-se a ele todo homem que se achava em aperto, e todo homem endividado e todo amargurado de espírito e ele se fez chefe deles e eram com ele uns quatrocentos homens.

Um grande homem de Deus falou  “Só cheguei até aqui porque fui carregado sobre ombros de gigante” , se referindo aos homens de Deus que se tornaram degraus em sua vida e acreditaram nele.

CONCLUSÃO:

Olhe para seu próximo com um olhar espiritual, como um desbravador, como alguém que vai superar as expectativas. Olhe para você como um guerreiro do Senhor determinado a avançar e conquistar e que nenhum obstáculo desta vida vai detê-lo, e se de alguma forma você tropeçar e cair …se levantará e sacudirá a poeira (se humilhará diante de Deus) e o inferno todo junto não vai poder te segurar, pois você nasceu para vencer e se superar,… “ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida”.