O TESOURO OCULTO NO CAMPO E A PÉROLA DE GRANDE VALOR

Sou discípulo

Leia Mateus 13.44 a 46. Aqui nós temos duas figuras da igreja que foram inseridas no contexto das parábolas do Reino de Deus. Estas duas figuras nos mostram todo o valor e a preciosidade da igreja aos olhos de Deus. O tesouro fala da extensão valiosa da igreja e a pérola da singularidade preciosa da igreja.

PDI – Plantador de Igrejas

Nestas parábolas, a Igreja é vista como um tesouro e como uma pérola.

Por analogia, nós podemos dizer que o PDI é visto aqui

um caçador de tesouros e um negociador de pérolas.

 

A – O TESOURO

 

  1. O Valor Da Igreja

 

A igreja é vista como um tesouro no campo (v. 44). Um tesouro é uma grande quantidade de riquezas. Esta figura nos lembra que o tesouro é maior que aquele que o encontra. A igreja é maior e mais valiosa do que o PDI. O PDI precisa, antes de tudo, entender e reconhecer o grande valor que Deus dá a igreja.

 

  1. Um Tesouro Oculto No Campo

 

Quando alguém é chamado para plantar igrejas, ele deverá encontrar esta igreja lá no campo. O campo é o mundo e o tesouro está escondido ali. O tesouro está nas ruas, nas favelas, nas grandes e pequenas cidades, nas vilas e povoados. É no meio das pessoas deste mundo que o PDI encontrará a igreja para a qual Deus o chamou.

 

O homem que encontrou o tesouro fez quatro coisas:

 

  • Achou o tesouro. O PDI deverá buscar uma compreensão bíblica exata sobre a igreja. Antes de começar seu trabalho, ele deverá ter uma visão bem definida e clara sobre a igreja que será edificada. Depois, ele deverá se lançar no campo, buscando os perdidos e os “sem-igreja” para, então, formar a igreja.

 

  • Escondeu. Isto significa que ele protegeu o tesouro dos ladrões. A Bíblia diz que o diabo é o ladrão que veio para roubar, matar e destruir (João 10.10). O PDI deverá proteger a igreja recém-nascida dos ataques do diabo. Isto exige fervorosa intercessão e sólido discipulado.

 

  • Vendeu tudo. Ele investiu tudo o que tinha naquele empreendimento, porque ele reconhecia o valor daquele tesouro. O PDI deverá fazer o mesmo. Plantar igrejas, biblicamente, envolve um alto custo da parte do plantador de igreja. Tudo o que o plantador de igrejas é e tem (espiritual, emocional, intelectual, física e materialmente) deverá estar disponível para ser usado por Deus na edificação da nova igreja.

 

  • Comprou o campo. Note que aquele homem não pegou somente o tesouro, mas adquiriu todo o campo. O plantador deve considerar toda a área aonde plantará a igreja como sua possessão. Ele deverá tomar posse de todo o território. Ele não deverá permitir que o diabo reine naquele lugar. Ele precisa interceder e fazer orações de guerra[1] contra o diabo. O PDI deverá invadir e transformar a comunidade aonde a igreja será plantada.

 

B – A PÉROLA DE GRANDE VALOR

 

A igreja também é comparada com uma pérola de grande preço. Jesus Cristo é o negociador de pérolas. Mas, podemos usar também como uma figura do PDI. O PDI é como um negociador de pérolas; ele é alguém que está envolvido com o serviço. Ele ouviu e atendeu a exortação do Mestre ao dizer “Negociai até que eu volte…”.

 

Assim como o negociador de pérolas procura a “grande pérola”, a pérola de valor indescritível, o PDI também é alguém que procura a melhor igreja. A melhor igreja sempre será aquela à qual Deus nos chamou para plantar, pastorear ou desenvolver.

 

Uma pérola é algo pequeno que você pode levar consigo aonde for. O PDI levará sempre a igreja consigo; ele representa a igreja aonde quer que ele vá. As pessoas olham para ele em busca de ver a igreja que ele está plantando.Portanto, ele precisa ter cuidado com a sua conduta. Ele é uma expressão da igreja!

 

Nós sabemos que uma pérola é formada de partículas de areia que entram na ostra e são formadas através de sofrimento e dor, e que leva um bom tempo para ser formada. Numa época onde as pessoas buscam coisas novas e rápidas, algumas pessoas chamadas para plantar igrejas têm tropeçado no processo de preparação de seu ministério assim como no desenvolvimento da igreja. Leva tempo para formar um PDI. Leva tempo para desenvolver uma igreja. Juntar gente dentro de um edifício pode ser feito rapidamente, mas não se você quer formar uma igreja bíblica.

 

Além do mais, a formação de um líder, assim como de uma igreja, exige dor e sofrimento. Não necessariamente sofrimento físico, mas sofrimentos emocionais e espirituais. O PDI sofrerá perseguição, poderá sofrer traição, passará por momentos visivelmente infrutíferos, terá problemas com líderes, poderá ser mal-interpretado… a lista de sofrimentos que ele poderá enfrentar é grande. Por isso é importante que ele reconheça e esteja convicto do valor da igreja, que vale a pena todo o sofrimento para preparar uma noiva gloriosa ao Senhor.

 

Técnicas humanas podem produzir uma boa organização, mas aquilo que é precioso para Deus deve ser um produto da vida e não da organização. Plantar uma igreja é muito mais do que conhecer os melhores métodos. É uma coisa orgânica, viva.

 

As pérolas são encontradas em águas profundas. Eles não estão na superfície. “Ajuntamentos” e “empresas” chamadas de “igreja” estão na superfície, mas uma igreja bíblica é encontrada nas águas profundas. É preciso mergulhar nas águas profundas atrás das pérolas. É preciso mergulhar profundo numa vida de consagração e entrega a Deus para ter a igreja que Deus quer.

 

Quando o negociador de pérolas achou a sua pérola de grande valor, ele fez duas coisas:

 

  • Ele vendeu tudo que tinha. A pérola era tão preciosa que custou tudo o que ele possuía. Da mesma maneira, o PDI deve estar disposto a entregar tudo para plantar a igreja.
  • Comprar significa “tomar posse”, adquirir algo para si mesmo. A igreja é a igreja de Deus e não do PDI. No entanto, o PDI é um mordomo fiel. O Senhor lhe confiou a igreja que ele está plantando. Ele zela por ela como quem tem que prestar contas.

 

Estas duas parábolas podem ser aplicadas ao crescimento da igreja que estamos plantando. Cooperar para que a igreja cresça em números é muito importante. No entanto, nós não podemos buscar o crescimento numérico às custas do cuidado pessoal que devemos dar ao indivíduo. Portanto, uma das primeiras preocupações do PDI é formar discípulos capazes de reproduzir e cuidar de outros.

[1] Orar a Deus pedindo Sua ação contra as investidas do diabo.