VISÃO

Resultado de imagem para visão de futuro profissionalA VISÃO

 

A – O QUE É VISÃO

 

Provérbios 29.18. No original hebraico, a palavra traduzida por profecia – que é a palavra que aparece na versão Revista e Atualizada deste texto bíblico – é chazown. Segundo o dicionário Strong, ela significa “uma visão (mental), isto é, um sonho, uma revelação”. A palavra que melhor traduz o original hebraico, portanto, é “visão”, e não profecia. O versículo, então, deve ser lido assim: “Não havendo visão, o povo se corrompe”.

 

Sem visão, o povo de Deus não sabe qual é o seu propósito e, portanto, não consegue fazer aquilo que realmente agrada a Deus. Quantas coisas não são feitas na igreja, coisas que Deus nunca mandou-nos fazer? Mas, por que fazemos? Porque não temos visão do que Deus realmente quer.

 

Ter uma visão, portanto, é ter uma revelação sobre os procedimentos, diretrizes e princípios envolvidos numa tarefa a ser realizada. E esta visão, depois de compreendida, crida e estabelecida, deve ser ensinada constantemente na igreja.

 

B – A IMPORTÂNCIA DA VISÃO

 

Precisamos reconhecer a importância de uma visão. Provérbios 28.19 diz: “Não havendo profecia, o povo se corrompe”. Esta palavra “corrompe”, no original, significa “perecer, ficar exposto, ficar vazio, voltar atrás, ficar descoberto”.

 

A Bíblia, por vezes, enfatiza a importância de se obter conhecimento e que este seja um entendimento verdadeiro ou correto, ou seja, de acordo com a Palavra de Deus. Quando não temos conhecimento bíblico correto, nós…

 

  • Somos destruídos – Oséias 4.6

  • Ficamos aprisionados – Isaías 5.13

 

Quando temos conhecimento espiritual, bíblico, nós temos visão, e ficamos livres para servir ao Senhor (Provérbios 11.9; João 8.32).

 

Nós precisamos dar uma maior importância à visão que Deus nos tem dado. Quando Daniel recebeu a visão de Deus, ele não a tratou de qualquer maneira. Ele foi diligente em aprender sobre a visão (Daniel 8.15). A palavra “procurei” é baqash (Hb), “procurar em oração e adoração; desejar; fazer uma inquisição”. Isto nos mostra a importância que ele deu à visão. Em Daniel 9.23, o anjo ordena a Daniel que ele considere a visão. A palavra “considera” é biyn (Hb), e significa “procurar diligentemente”.

 

Tudo isto nos mostra que não devemos e não podemos ser passíveis à visão de Deus para nossas vidas, seja a Sua visão para todo o corpo de Cristo, para a igreja local ou para nossas vidas individualmente.