Pastores Precisam de Intercessão
Por Peter Wagner
(A seguir estão alguns trechos do livro de Peter Wagner, “Escudo de Oração”, da editora Bompastor, 2002, capítulo 3 “Porque Pastores Precisam de Intercessão”)
Eu quero argumentar aqui que os pastores e outros líderes cristãos, como apóstolos e profetas, precisam de mais intercessão do que membros comuns do Corpo de Cristo. Essa afirmação pode soar estranha e até arrogante de primeira, mas deixe-me apresentar cinco razões por que eu acredito que isso seja verdade.
- Pastores Tem Mais Responsabilidades e Prestação de Contas
Todos os cristãos estarão diante do tribunal de Cristo, mas pastores e outros líderes foram avisados de antemão que existe um padrão divino duplo – um padrão para “professores” e outros líderes, e um padrão menos rígido para todos os outros.
- Pastores São Mais Sujeitos à Tentação
Não tenha dúvida disso: Quanto mais alto você for na escada da liderança cristã, mais alto você estará na lista negra de Satanás. O diabo é caracterizado como um leão que ruge procurando quem ele possa devorar.
3. Pastores São Mais Comumente Alvos de Guerra
Meu desejo neste livro é explicar de forma clara e tão completamente quanto possível como o poder da intercessão pode ser libertador para reparar danos já feitos pelo inimigo e prevenir novas ocorrências.
- Pastores Tem Mais Influência sobre Outras Pessoas
Pela própria natureza do seu ministério, eles têm mais influência sobre os outros. Se um pastor cai, mais pessoas são machucadas e regridem em suas vidas espirituais do que se outros indivíduos caírem… A intercessão pelos pastores é um grande estímulo para liberar os planos de Deus para uma Noiva de Cristo gloriosa.
- Pastores Tem Mais Visibilidade
Por estarem na frente, os pastores estão constantemente sujeitos a fofocas e críticas.
Conclusão:
Pastores e outros líderes cristãos são pessoas necessitadas. Entretanto, eles são os escolhidos de Deus para levar o Seu reino adiante. Uma intercessão fiel e sábia pode liberá-los para ser tudo aquilo que Deus quer que eles sejam.