A Célula É A Igreja

A Célula É A Igreja

por Ralph Neighbour

Um professor de seminário na Califórnia me cumprimentou com estas palavras: “Eu ouvi falar de você. Você está incentivando as classes da Escola Dominical a se reunirem em casa, certo? Você não acha que isso é perigoso? Isso pode levar ao ensinamento de falsas doutrinas”.

Eu estremeci, percebendo que ele estava preparando futuros pastores com essa visão ignorante do movimento celular. Ele estava preso em um paradigma mental que era impenetrável. Todo o seu mundo entraria em colapso se ele visse a “Igreja” como comunidades cristãs básicas funcionando fora do seu pequeno cubículo chamado “igreja.” Ele não sabia que estava preso na doutrina dos nicolaítas, separando o clero do leigo e, sem saber, limitando a vida do verdadeiro Corpo de Cristo.

O homem da igreja tradicional vê uma plateia reunida em bancos como a reunião mais significante da semana. Os pequenos grupos estão meramente contendo o rebanho e são necessários para que os membros façam alguns amigos próximos, para que não se sintam atraídos a deixar o aprisco em busca de outro pasto competitivo no caminho. Por exemplo: o pastor da maior igreja no Texas especificamente instrui seu pastor de pequenos grupos a desenvolver os grupos como um alimentador para o evento principal na antiga arena de basquete – e não para o amadurecimento dos novos convertidos. Ele especificamente o instruiu a não torná-las células de origem.

O ministério de todos os membros do corpo é primeiro penetrar os não alcançados através da vivência em pares em suas casas, comendo e bebendo com eles e oferecendo-lhes a sua paz (como 10 pessoas). Depois, eles vão convidar essas pessoas a observar seu grupo “profetizando” (descrito em 1 Coríntios 14:3 como “edificação, encorajamento e consolação”). Então, eles vão discipular na célula, através dos níveis de ser uma criança, um jovem, para se tornar um pai (1 João 2:12-14).

Esta é a autêntica vida do Corpo de Cristo! Tragicamente, 98% da “igreja” tradicional e uma alta porcentagem de pequenos grupos nunca experimentam qualquer coisa perto dessa experiência como está descrita em 1 Coríntios 14:24-25.

A igreja tradicional não consegue entender que a CÉLULA É A IGREJA! Nem como o Reino de Deus é demonstrado não com palavras, mas com poder sobrenatural. Seu foco admirável na palavra escrita é insuficiente. Como os fariseus, eles examinam as Escrituras pensando que elas trazem vida, mas perdem a realidade da presença e do poder manifestado por Cristo que habita na vida celular.

Que triste!

Ralph

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: