Líder como Pastor

Líder como Pastor

Por Joel Comiskey

Nós temos falado nas últimas semanas sobre a célula como a igreja, e muito provavelmente você concorda com isso. E não é uma conclusão lógica ver o líder da célula como o pastor da igreja doméstica? Este conceito parece estranho para nós hoje em dia porque na Igreja atual as funções de bispo, pastor e ancião se tornaram formais e oficiais. Contudo, na Igreja primitiva, aqueles que assumiam esses títulos eram líderes de igrejas domésticas ou supervisores de várias igrejas domésticas. A norma na Igreja primitiva também era ter uma equipe de líderes sobre as igrejas domésticas.

Enquanto eu concordo que seja uma boa ideia ter um pastor ou ancião principal sobre uma igreja em células, nós devemos sempre lembrar-nos de que o pastor principal não deve ser o único a liderar a igreja. Eu gosto de pensar sobre o pastor principal como alguém que lidera uma equipe de pastores ou anciãos. A equipe de pastores/anciãos cuida da igreja através das células. A realidade é que cada líder de célula é um pastor que, junto com uma equipe, enxerga as necessidades dos membros das células, assim como no Novo Testamento. Como anciãos do rebanho de Deus, os líderes de célula levam a sério sua responsabilidade de pastorear aqueles que estão no grupo. Essa responsabilidade pode incluir oferecer ajuda espiritual, visitar os enfermos, aconselhar ou ajudar com necessidades físicas através da oração e do ministério social. A equipe ministerial é altamente valorizada para que a responsabilidade não caia sobre uma pessoa apenas.

Enquanto eu gosto de usar a palavra facilitador para descrever como o líder capacita outras pessoas durante o momento de reflexão da célula, o termo facilitador não faz jus ao papel de liderança que deveria ser praticada com os membros do grupo. Os líderes de célula precisam aprender a verdadeiramente pastorear o rebanho de Deus dentro e fora da reunião celular.

O que você acha?

Joel

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: