Manter um coração motivado é tarefa pessoal. O que não podemos negar é que recebemos influencia de quem nos lidera para a manutenção desta motivação. Como líderes devemos analisar (e dar atenção) o termômetro motivacional de nossos liderados com certa frequência e como liderados devemos nos esforçar buscando em Deus nossa motivação principal para que a tarefa motivacional dos nossos líderes seja completa.
Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho.
Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.
E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor
Filipenses 1:12-14
Vamos pensar:
Uma célula, a Igreja ou qualquer estrutura de liderança é reflexo do seu líder. O bom líder, além de trazer os resultados, colabora com o crescimento de seus liderados. A tarefa de liderar é desafiadora e requer não somente uma VISÃO e SUPERVISÃO para obter a multiplicação necessária, mas principalmente, como característica do amor a empatia, para que os resultados sejam consequência de um cuidado verdadeiro.
Há muitas pessoas machucadas por conta de uma liderança parcial, irresponsável e incompleta.
Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam em direção a atingirem seus objetivos.
UMA DAS TAREFA MAIS IMPORTANTE DE UM LÍDER É MOTIVAR SEUS LIDERADOS
Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Tessalonicenses 1:3
Reconheço a sua disposição em ajudar e já mostrei aos macedônios o orgulho que tenho de vocês, dizendo-lhes que, desde o ano passado, vocês da Acaia estavam prontos a contribuir; e a dedicação de vocês motivou a muitos
2 Coríntios 9:2
UM LIDERADO SEM MOTIVAÇÃO NÃO TEM COMPROMETIMENTO E CONSEQUENTEMENTE SE TORNA INFRUTÍFERO.
O líder deve sempre estar preparado para motivar. Vejamos algumas dicas para motivar seus lideres/liderados:
1- TENHA COMUNHÃO.
Separe um tempo no final da reunião da célula para comunhão – em alguns casos a comunhão é feita no começo da célula (isso é de acordo com o contexto de cada um).
2- FUNCIONALIDADE NO DISCIPULADO.
Tenha um controle se realmente todo mundo da célula está sendo discipulado.
3- NÃO FAÇA TUDO SOZINHO “DELEGUE”.
Delegar não é transferir responsabilidade e sim dar autoridade para alguém executar uma tarefa.
4- PEÇA FEEDBACK.
Procure elogiar o liderado por cada tarefa executada e assim ele vai ficar mais desafiado para vencer novos desafios. O que falamos aos nossos liderados tem um peso que nem imaginamos. Líderes que só cobram, só destacam as falhas e cometem o erro clássico de falar em publico algo que deveria só falar pra um pessoa está, de fato, minando o terreno da liderança. A qualquer momento pode haver um desabamento, onde haverá morte, pessoas soterradas e muitos feridos.
Posso dizer que:
Um bom líder sempre procura estar motivado e motiva seus liderados para alcançar a tão almejada multiplicação de sua célula.
Sejam Edificados,
Londrina, 14 de Janeiro de 2016